domingo, 6 de março de 2011

A ARTE DE MICHELANGELO

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, conhecido por Miguel Ângelo, foi um extraordinário pintor, escultor e arquitecto italiano, assim como poeta. Nasceu em Caprese, a 6 de Março de 1475, e a sua obra na transição do Renascimento para o Maneirismo, com grandes influências da Antiguidade Clássica no primeiro Renascimento, aborda os ideias do Humanismo e do Neoplatonismo. De entre muitos trabalhos notáveis, destaca-se a pintura no tecto da Capela Sistina, no Vaticano, onde é retratado o Antigo Testamento e todo o seu dramatismo. Miguel Ângelo foi considerado um dos maiores criadores de arte do ocidente.
Poet'anarquista
Miguel Ângelo
Pelo Amigo Pintor Sabastiano del Piombo 
BREVE HISTORIAL
06/03/1475, Caprese, Itália
18/02/1564, Roma, Itália


Michelangelo era filho de Ludovico di Lionardo Buonarroti Simoni e Francesca di Neri di Miniato del Sera. Aos seis anos, ficou órfão de mãe e foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite, cujo marido era cortador de mármore, o que despertou nele a vocação de escultor. Entretanto, seu pai, de uma família da aristocracia florentina, nunca aceitou a inclinação do filho pelas artes, chegando a espancá-lo ao encontrar desenhos nos seus cadernos.

Mesmo assim, persistente, aos 13 anos, Michelangelo ingressou na oficina do pintor Domenico Ghirlandaio, onde permaneceu por um ano. Depois foi para a escola de escultura do rico banqueiro e mecenas, Lorenzo de Medici. Sua primeira obra produzida na escola foi «O Combate dos Centauros», um baixo-relevo de tema mitológico.

Após a morte de Lorenzo, em 1492, Michelangelo deixou a cidade e fixou-se em Bolonha onde permaneceu por quatro anos. Esculpiu o «Cupido Adormecido» e, em 1496, a convite do cardeal San Giorgio, que havia adquirido a obra, foi morar em Roma. Sob a influência da cultura greco-romana fez duas obras de motivos pagãos, «Baco Bêbado» e «Adónis Morrendo», na mesma época em que fez a cristã e comovente «Pietà».

O artista regressou a Florença em 1501, demonstrando maturidade em trabalhos como a escultura «David», e na pintura «A Sagrada Família». A genialidade de Michelangelo encantou o papa Júlio II que chamou o artista em 1503 para construir o túmulo papal. O trabalho só foi finalizado em 1545, anos depois da morte de Júlio II (falecido em 1513) e da sucessão de outros papas. Do projecto inicial restou apenas o Moisés, o centro do monumento.

Foi também o papa Júlio II quem encomendou a Michelangelo a decoração da Capela Sistina. O projeto começou em 1508 e foi concluído em 1512. A pintura retratava todo o Antigo Testamento em imagens dramáticas e tornou-se uma das principais obras de arte do mundo ocidental.

Michelangelo recebeu outros trabalhos dos papas que sucederam Júlio II para reestruturar fachadas de capelas e decorá-las. Também merece destaque sua incursão na arquitectura e poesia. Escreveu sonetos de grande vivacidade sobre os temas religiosos. 

Michelangelo morreu aos 89 anos.
Fonte: UOL Educação

«Criação de Adão» - Tecto da Capela Sistina - Vaticano
Michelangelo

«Sagrada Família com o Infante São João Baptista»
Michelangelo

«Criação do Sol e da Lua»
Michelangelo

«Detalhe - A Separação da Luz e as Trevas» - Capela Sistina - Vaticano
Michelangelo

«Delphes Sylphide» - Tecto da Capela Sistina - Vaticano 
Michelangelo

«Sybille de Cummes» - Tecto da Capela Sistina - Vaticano
Michelangelo

Detalhe do Juízo Final - «São Bartolomeu» - Capela Sistina - Vaticano  
Michelangelo

«Cabeça de David» - Escultura em Mármore
Michelangelo

«Colina Capitolina - Roma» - Obra de Arquitectura
Michelangelo

A VITTORIA COLONNA

Um homem numa mulher, antes um deus
 por sua boca fala
 e eu, porque a escutei
 não mais senhor de mim mesmo serei.
 Creio que ela
 tanto me arrebatou
 que fora de mim despertarei piedade;
 sim, acima do vão desejo
 tanto me acicata seu belo rosto,
 que vejo morte em qualquer outra beleza.
 Ó mulher que almas transportas
 com água e fogo, a tão jubilosos dias,
faze que mais não volte a mim.

Michelangelo
 
«GRANDE MESTRE DO RENASCIMENTO»
MIGUEL ÂNGELO

1 comentário:

Anónimo disse...

Grandiosas obras de um grandioso artista da pintura e escultura!