segunda-feira, 23 de maio de 2011

DISCURSO DO PRESIDENTE JOÃO GRILO NO CASTELO

João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, proferiu o seu discurso na «Apresentação da Requalificação do Interior do Castelo». Valorizando o património histórico desde as suas origens até aos nossos dias, João Grilo apontou vectores culturais de grande importância para um desenvolvimento harmonioso no nosso Concelho. Com uma visão realista sobre o que deve ser a cultura do séc. XXI, associada à riqueza patrimonial que nos rodeia, desenvolveu as suas ideias com muita inteligência e sensibilidade, anunciando à população as directrizes da edilidade nos eventos culturais a realizar, assim como a importância da recuperação e requalificação do património histórico. Muitos parabéns à autarquia pelo seu desempenho sério e honesto em prol do Concelho do Alandroal!
Poet'anarquista
«Requalificação do Património»
João Grilo Discursando no Castelo

DISCURSO DE JOÃO GRILO NO CASTELO - REQUALIFICAÇÃO DO PATRIMÓNIO

O espaço em que nos encontramos teve a sua primeira pedra lançada no dia 6 de Fevereiro de 1294 por ordem de D. Lourenço Afonso, Mestre da Ordem de Avis – no reinado de D. Dinis – e foi concluído em 24 de Fevereiro de 1298, ou seja 4 anos mais tarde.

Desde então, passaram mais de 700 anos. 700 anos da vida de um povo foram vividos a olhar para estas muralhas. 700 anos da vida de um povo foram vividos dentro destas muralhas. O espaço passou por muitas transformações, algumas ainda bem vivas na memória de muitos, outras que se foram perdendo no tempo.

Ao apresentarmos hoje um projecto de requalificação do espaço público e iluminação do castelo do Alandroal, estamos conscientes da responsabilidade que esta acção acarreta e do importante que é aproximar novamente este espaço da vida dos alandroalenses, dotando-o das infra-estruturas necessárias mas sem beliscar a sua essência.

Penso que o projecto do arquitecto Manuel Aires Mateus – que daqui a pouco nos fará uma breve apresentação do mesmo – capta na perfeição este espírito e é para nós um prazer enorme tê-lo a trabalhar connosco.

A riqueza do património material do concelho do Alandroal – com destaque para os “três castelos” – é tão evidente, quão evidente é o estado de degradação e abandono em que o mesmo se encontra. Não apontamos o dedo nem procuramos culpados. Estamos virados para o futuro e para o que podemos fazer daqui para a frente.

       Este executivo que tenho a honra de liderar decidiu definir como prioridade contrariar esta realidade por todos os meios ao nosso alcance. Para além do castelo do Alandroal, estamos apostados em reabilitar a Fortaleza de Juromenha, vamos intervir em breve na Capela da Boanova, estamos a estudar possibilidades para o Castelo de Terena, estamos a preparar a requalificação da emblemática Fonte Monumental, a “Fonte das Bicas”, estamos a rever a Carta Arqueológica do Concelho e temos projectos para S. Miguel da Mota e para o Endovélico.

         Não o fazemos por vaidade ou com o simples objectivo de embelezar monumentos para mostrar ao visitante. Preservar o património é, em simultâneo, dar-lhe novas funções e vivências para que este possa continuar a cumprir a sua missão, como o tem vindo a fazer ao longo dos séculos: ser espaço definidor de identidades, espaço de conhecimento, de partilha e de cultura.

Porque uma das nossas mais fortes apostas é na cultura. Não naquela visão redutora de cultura como “oferta cultural”. Não naquela visão redutora de cultura como uma forma de gastar o dinheiro dos impostos em actividades e eventos com fins recreativos. Mas sim numa visão de cultura como a expressão da memória de um povo, da sua história, do seu património, das suas raízes e do modo com estes se entrecruzam na sua vivência diária.

Uma visão de cultura como expressão da identidade de um povo e com justificado motivo de orgulho local. Uma visão de cultura como factor de diferenciação e motor de desenvolvimento. Porque é também de desenvolvimento sustentado que falamos. Apostar no património material e imaterial do concelho como um produto de elevada qualidade e dinamizar os espaços com vida cultural aumenta a atractividade e o número de visitantes, com reflexos directos no turismo e na economia local.

Por isso, não nos limitamos hoje a apresentar esta importante obra.É também nosso objectivo que este espaço venha a acolher, já no verão do próximo ano, um importante festival de música com características únicas no país e com o potencial de envolver toda a região.  Um festival que vá de encontro aos munícipes, entrando na vida do concelho com a naturalidade de algo que aqui tem origem e não como algo importado de fora. Um festival que aposta na complementaridade de dois géneros musicais fundamentais da identidade cultural do mundo ocidental: a música erudita e o jazz, mas onde projectos de cariz mais popular também terão o seu espaço. Um festival que nasce no castelo mas que se estende até ao céu estrelado de uma qualquer das aldeias do concelho. Um festival onde a ópera chega ao público com toda a magia do teatro musical mas com proximidade e envolvência. Um festival que vai muito além do momento em que está a acontecer e que ao longo do ano envolve os músicos da região em acções de formação e de divulgação contribuindo para o seu desenvolvimento musical, ao mesmo tempo que trás até ao concelho residências de artistas consagrados ou estágios de jovens músicos de todo o país. Um evento para o qual temos a sorte de contar com a direcção artística do maestro Pedro Moreira, que entre outros aspectos relevantes de um vasto currículo na música, desempenha actualmente o cargo de director da Escola Superior de Música de Lisboa (e que temos o prazer de ter aqui connosco hoje).

E agora a pergunta que todos se colocam: muito bem, mas onde está o dinheiro para fazer tudo isto? Bem, acreditamos que com os patrocínios certos e os financiamentos disponíveis este festival será uma realidade sem implicar um avultado investimento da autarquia. Trabalhar bem e com pouco dinheiro é o nosso dia-a-dia! Aliás, permitam-me que clarifique algo que também anda em muitas cabeças: sim, o espectáculo de hoje é totalmente financiado por fundos comunitários a que o município tem acesso para a dinamização dos castelos e apenas para esse fim!

Quero ainda salientar que não ficamos por aqui, no que à cultura diz respeito. Vamos arrancar já com uma “Agenda Cultural de Verão” que vai trazer animação ao coração da vila. Quero anunciar também aqui hoje, o regresso do Fórum Cultural à actividade regular já em Setembro próximo, mas em moldes muito diferentes dos anteriores. Em primeiro lugar, com uma aposta clara em actividades que envolvam as pessoas muito para além do papel de espectador passivo. Em segundo lugar com o reavivar de tradições adormecidas. E em terceiro lugar, com a aposta na qualidade e na excelência. Em Setembro vamos relançar a programação regular de cinema com um novo sistema digital 3D.

Por fim, permitam-me alguns agradecimentos: À Sra. Directora Regional de Cultura e a toda a sua equipa, aqui representada pelo Dr. António Carlos Silva. Sem a estreita colaboração que sempre nos proporcionaram neste e noutros projectos em que estamos envolvidos, a meu ver exemplar naquilo que deve ser o trabalho entre os serviços desconcentrados da administração central e as autarquias. Ao arquitecto Manuel Aires Mateus, por ter abraçado este projecto sem hesitar e pelo modo como se está a envolver com este Concelho. Ao maestro Pedro Moreira, pela total disponibilidade e grande entusiasmo para dirigir o festival que hoje apresentamos. Ao José Pedro Gil, por entre outras muitas qualidades, ter o dom de saber juntar as pessoas certas para que as coisas aconteçam e por fazer o favor de ser um grande amigo nosso. A toda a minha equipa política e técnica que acompanhou de forma inexcedível todo o processo que nos trouxe até aqui, hoje. Recordo que este é um projecto idealizado, projectado e candidatado na sua totalidade no decurso deste mandato! Ao Mário Laginha e aos Aduf que vamos ter o prazer de escutar daqui a pouco.

A todos os presentes, porque é desse lado que vem a força para continuarmos com determinação no rumo que definimos para o concelho.Quero lembrar-vos que todo este trabalho tem como objectivo final desenvolver o património mais importante de todos: as nossas gentes!

                                 «Fase de Conclusão do Castelo de Alandroal»
João Paulo Galhardas

«Primórdios do Castelo de Alandroal»
João Paulo Galhardas

«Origens do Concelho de Alandroal»
João Paulo Galhardas

PS- Peço desculpa pela má qualidade fotográfica do desenho «Fase de Conclusão do Castelo de Alandroal», mas de momento não tenho outra foto disponível.
Poet'anarquista

REFERÊNCIA A PÊRO RODRIGUES

Alandroal terra de castelos
Que a história não esqueceu...
A magia de locais tão belos,
Por um povo nobre se ergueu!

Ao canto oitavo referenciado
O preso amigo, preso por leal,
Nos Lusíadas imortalizado...
Pêro Rodrigues do Landroal!

Assim Camões te celebrizou
Capitão Mor de pouca gente...
A coragem por quanto ousou,
Nessa guerra tão diferente!

Para sempre terás teu nome
Escrito de forma original...
Alandroal, ainda quem chame,
Da história antiga Landroal!!!

Matias José

7 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Meu querido e bom amigo, obrigado pela partilha do discuros do Presidente da Câmara, João Grilo, que é, de facto!, testemunho da seriedade e honestidade com que se pode trabalhar de uma forma qualitativamente meritória, digna e gratificante para todos! Está de parabéns o Alandroal também por isso! ... e deixa ainda que te felicite e agradeça pelo excelente post publicado.
Bem-hajam!
Beijos

Anónimo disse...

Meu caro
Poeta Anarquista

Algum dia tinha que ser.Foi esta noite.Acabo de ver o teu blogue.E de ter acesso ao Discurso do Presidente que só tinha ouvido pela metade.

A divulgação deste discurso pertence-te e, ainda bem, porque me parece que é uma peça equilibrada,sóbria e com um sentido estratégico claro e possivel para o Concelho.Deve portanto ser maximamente conhecida e divulgada.

Em minha opinião,falta-lhe,faltou-lhe uma referência assumida e Directa ao conjunto de questões relacionadas expressamente com o Endovélico.

Tanto mais que dois dias antes tinha decorrido um Acontecimento, no MNA,que pode vir a ter particular importância para o futuro imediato do Concelho.


Para já, e para além de salientar a excelência da Noite de sexta feira como já o fiz no blogue da tua amiga APFItas,ficaria por aqui.

Desejando uma longa vida ao Blogue e a todas as Esperanças de Comunicação que, nele, por certo depositas.
Contigo terás se assim o continuares a desejar,também mais um pouco do muito que o Alandroal para ti,e para Nós,Os que aí nascemos, tem de (re)apresentar.Em permanência.

Assim será?


E, como aqui é a primeira vez,mas assino tudo o que faço,aí tens a minha assinatura completa,cem por cento legível

António José Neves Berbem

( Abrev. ANB )

francisco tátá disse...

Excelente postagem. Excelente pesquisa.
Xico

Anónimo disse...

Parece-me tudo ter sido dito no discurso do presidente da câmara.
O endovélico, e os projectos concretos nessa área, deviam ser mais aprofundados, como diz o Sr. Berbem.

O que foi dito, terá o meu apoio.

Camões disse...

Anónimo disse...
«O endovélico, e os projectos concretos nessa área, deviam ser mais aprofundados»

Tenham calma, já devem ter percebido que João Grilo é favorável à discussão pública e ao envolvimento dos munícipes nos projectos importantes a realizar no Concelho.

Em breve terão notícias agradáveis e poderão opinar sobre a questão do Endovélico e outros projectos fundamentais de desenvolvimento.

Sem pretender fazer acusações a quem quer que seja, a verdade é que durante oito anos a política cultural do nosso Concelho não teve pés nem cabeça, e muitos de nós ficámos mudos perante as atrocidades que foram sendo cometidas.

Este presidente não trabalha escondido e desde a primeira hora está aberto a sugestões de todos quanto queiram participar nos aspectos culturais, e outros.

O programa do Muda foi elaborado com diversidade de opiniões e sugestões para o Concelho, e é com essa realidade séria e honesta que se pretende continuar a trabalhar em todas as áreas da governação autárquica.

Um abraço para todos!

Ana Paula Fitas disse...

Cumpro hoje o que me ocorreu assim que li o texto e faço link.
Um abraço.

Anónimo disse...

Maravilhosa "Referência a Pêro Rodrigues", Ilustrada por Três Belíssimas Obras de PALERA!!!
Muito Obrigada a AMBOS!!!...

Mantenho a Esperança que um COMPOSITOR se inspire nesta BELA Homenagem a Pêro Rodrigues, e que
nos Brinde com um MANÍFICO HINO ao NOSSO ALANDROAL, para poder ser "ENTOADO" numa Linda noite festiva, neste Nosso MARAVILHOSO CASTELO!...

Utopia???...

Aqui fica a Sugestão.

Uma Alandroalense Esperançada... (L...)