segunda-feira, 3 de junho de 2013

REQUALIFICAÇÃO DO PATRIMÓNIO

1- Castelo do Alandroal
Requalificação do Património

REQUALIFICAÇÃO DO PATRIMÓNIO

Vai ser no próximo dia 8 de Junho a inauguração do espaço interior requalificado, do Castelo de Alandroal. A partir das 22h00, com presença e intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, da Directora Regional de Cultura, Aurora Carapinha, e do Arquitecto responsável pelo projecto, Manuel Aires de Mateus, dá-se início à sessão de inauguração da requalificação do património. Pelas 22h30 poderá assistir ao concerto da «Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa», que assinala a reabertura do espaço público, cultural e patrimonial. Às 23h30, a fechar o programa de comemoração deste evento, segue-se um beberete oferecido pela Câmara Municipal de Alandroal a toda a população. Da parte que me toca, muito obrigado a todos os intervenientes nesta magnífica obra de requalificação do património histórico. Bem Hajam!
Poet'anarquista
2- Castelo do Alandroal
Espaço Interior Requalificado

Alandroal vai Inaugurar Requalificação do Interior do Castelo
Concerto pela Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa 

No próximo dia 08 de Junho, pelas 22h00, o Município do Alandroal inaugura as obras de requalificação do Interior e Iluminação do castelo do Alandroal. 

Para assinalar este momento e mostrar as potencialidades do espaço agora requalificado como cenário ideal para eventos de natureza cultural foi convidada a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa para um concerto com entrada livre e que é fruto da parceria que o Município tem vindo a desenvolver com aquela instituição de ensino superior.

Esta intervenção, que contou com financiamento comunitário a 85%, foi executada dentro dos prazos previstos e procura, de acordo com o autor do projecto, o arquitecto Manuel Aires Mateus, “dignificar o espaço com um impacto mínimo, ao mesmo tempo que procura devolvê-lo às pessoas”.

O Município tem o objectivo de continuar a intervir no castelo em etapas sucessivas, estando já assumido que a próxima fase será a instalação de um espaço museológico -Centro Interpretativo do Castelo do Alandroal – no edifício existente no interior do castelo e que foi recentemente adquirido pela Autarquia para esse fim.
Fonte: gabinete de imprensa/cmalandroal
3- Castelo do Alandroal
Requalificação do Património

4- Castelo do Alandroal
Requalificação do Património

5- Castelo do Alandroal
Requalificação do Património

6- Castelo do Alandroal
Requalificação do Património

7- Castelo do Alandroal
Requalificação do Património

8- Castelo do Alandroal
Requalificação do Património

9- Castelo do Alandroal
Requalificação do Património

10- Castelo do Alandroal
Requalificação do Património

11- Castelo do Alandroal - Caminho de Ronda
Requalificação do Património

12- Castelo do Alandroal
Requalificação do Património
FOTOS:
1- Teonila Fontes
2- Gabinete Imprensa/CMAlandroal
3 a 12- Francisco Tátá/Altejo

2 comentários:

Anónimo disse...

Iniciativa muito louvável nos tempos que correm...

Parabéns ao Alandroal!

Anónimo disse...

Boas notícias senhor presidente da câmara municipal do Alandroal. Espaço museológico em casa antiga situada no interior do castelo, que a câmara adquiriu (e fez muito bem), para aí instalar o centro interpretativo do castelo do Alandroal. É de louvar a sua sensibilidade como político, coisa que vai rareando.
Boa sorte para o município!

João de Almada