Poet'anarquista
Auto-Retrato - "A Orelha Cortada"
Auto-retrato com a Orelha Enfaixada ou Orelha Cortada é uma obra tracejada de Vincent van Gogh, que retrata parte de sua loucura e genialidade.
Em 23 de dezembro de 1888, véspera de Natal, após uma discussão com o seu amigo e pintor Gauguin, Vincent cortou um pedaço do lóbulo da sua orelha esquerda e fez dois auto-retratos (um deles olhando pelo espelho, e aí tem-se a impressão de ter sido a orelha direita). Depois, embrulhou o pedaço da orelha num lenço e levou-o a uma prostituta de Arles com quem mantinha relações. Dizia assim o bilhete que ia junto com o lenço: "Guarde com cuidado"
Após sair do hospital, em 6 de janeiro de 1889, o pintor concebeu este auto-retrato. Ao fundo, à direita, pode observar-se um quadro com japonesas à frente do Monte Fuji e a parte superior de um cavalete com uma tela em branco à esquerda. A inscrição que acompanha a obra no museu em que está exposto, o Instituto Courtauld de Arte, diz que a justaposição de imagens pode sugerir a sua perda de poder criativo e artístico. Supõe ainda que Van Gogh tenha recebido influência da pintura japonesa, por ostentar uma obra daquele país na sua casa e retratá-la num quadro seu.
Van Gogh pintou trinta e cinco auto-retratos entre os anos 1886 e 1889.
Fonte: Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário