Filme "O Garoto" de Charlie Chaplin
Fórum Cultural Transfronteiriço do Alandroal
Fórum Cultural de Alandroal recebeu experiência cinematográfica inovadora
“O Garoto”, filme mudo de Charles Chaplin, (1921), foi exibido com banda sonora ao vivo
O Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal viveu, no passado dia 22 de Janeiro, uma noite memorável, com a exibição de uma sessão de cinema inovadora, que despertou a curiosidade de muitos munícipes. O filme mudo “O Garoto”, de Charles Chaplin, foi exibido com banda sonora interpretada ao vivo, pela Banda da Escola de Musica do Centro Cultural de Alandroal, acompanhada pelos músicos Óscar Graça (piano) e Nuno Costa (guitarra).
Apesar do frio que se fez sentir na noite de dia 22 de Janeiro, muitos foram os munícipes que não quiseram deixar de comparecer no Fórum Cultural de Alandroal, para participar nesta experiência cinematográfica inovadora. Há qualidade e graciosidade do filme visionado juntou-se a brilhante interpretação musical que facilmente “transportou” os espectadores para o cenário do filme. Foram 65 minutos de uma experiência única e intensa, em que os espectadores acabaram por se abstrair da música e entrar nas peripécias e boa disposição característica do Charlot. A sincronização perfeita entre a imagem e a música conduziu os presentes a uma sessão de cinema do século XXI quando, de facto, se tratava de um filme mudo, de uma época em que o cinema dava os primeiros passos.
Relembra-se que o filme em exibição, “O Garoto”, é uma comédia dramática da autoria de Charles Chaplin (Charlot), estreou em 1921, e conta a história de um bebé que foi abandonado pela mãe por não ter condições para o criar. O bebé é encontrado na rua por um vagabundo (Charlot), que acaba por o acolher e criar. Enquanto os anos se vão passando, o menino e o vagabundo tornam-se uma dupla perfeita, engendrando esquemas para conseguir dinheiro para o seu sustento. Como curiosidade, refira-se que o filme é considerado uma das primeiras longas-metragens a combinar comédia e drama.
Fica uma nota final bastante positiva para a Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal, para os músicos Óscar Graça (piano) e Nuno Costa (guitarra) e para o 9º Festival Internacional de Curtas Metragens (FIKE) que, assim, chegou ao fim. Os espectadores estiveram à altura da experiência apresentada e, no final, ficou apenas a vontade de que a mesma pudesse ser repetida muito em breve!
Fonte: Gabinete de Imprensa da CMA
Banda da Escola de Música do Centro Cultural do Alandroal
Agradecimentos Finais
Vila d'Landroal
Iniciativa: Câmara Municipal do Alandroal
Sem comentários:
Enviar um comentário