O pintor português Júlio Martins Resende da Silva Dias, conhecido como Júlio Resende, nasceu no Porto a 23 de Outubro de 1917. Discípulo de Dórdio Gomes, expôs pela primeira vez no ano de 1944 na exposição dos «Independentes». Sendo um expressionista, assimilou também algum estilo cubista, mas a sua obra destaca-se essencialmente pelo expressionismo lírico. Pode considerar-se que foi um pintor de transição entre o figurativo e o abstracto. Entre outros prémios na sua carreira, foi agraciado com o honroso «Nacional de Pintura da Academia de Belas-Artes». Júlio Resende faleceu em Valbom, Gondomar, a 21 de Setembro de 2011 com 93 anos de idade.
Poet'anarquistaJúlio Resende
Pintor Português
BREVE BIOGRAFIA
Frequentou a Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Iniciou sua actividade artística como ilustrador em semanários infantis e na imprensa diária.
Na década de 1940, as passagens por Madrid, onde tem contacto com as obras de Goya, e posteriormente por Paris, irão influenciar a sua obra de estilo expressionista.
Marcado também pelo cubismo de Picasso, os seus quadros apresentam uma pintura dinâmica, geométrica, que caminha progressivamente para a abstração.
Destaca-se também o carácter social de muitos dos seus quadros, nos quais situações do quotidiano popular são retratadas de forma geométrica e por vezes quase abstracta, como se pode observar nas pinturas do Alentejo realizadas entre 1950 e 1951 - «Regresso do Trabalho» e «Guardador de Cavalos», entre outras.
A mudança do Alentejo para o Porto irá produzir telas com uma pincelada mais solta e leve, mas nas quais a temática do trabalho e a vertente social mantêm-se como aspecto dominante.
Fonte: NetSaber
Painel de Azulejos (Detalhe)
Júlio Resende
«Porto de Leixões»
Júlio Resende
«Olhar de Pássaro»
Júlio Resende
«Cavalo»
Júlio Resende
«Homem a Cavalo»
Júlio Resende
«Alentejo»
Júlio Resende
«Sem Título»
Júlio Resende
«EXPRESSIONISMO»
JÚLIO RESENDE
Sem comentários:
Enviar um comentário