terça-feira, 8 de novembro de 2011

PINTURA - CLAUDIO BRAVO

O pintor chileno Claudio Bravo nasceu em Valparaíso, a 8 de Novembro de 1936. Representante do hiper-realismo no seu país e com grande destaque no meio artístico internacional, viveu e trabalhou a partir de 1972  em Tânger, Marrocos, onde viria a falecer a 4 de Junho de 2011. As suas obras foram vendidas por verbas altíssimas e disputadas por coleccionadores de todo o mundo.
Poet'anarquista
Claudio Bravo
Pintor Chileno

«Auto-Retrato»
Claudio Bravo
BIOGRAFIA

O pintor e escultor chileno Cláudio Bravo nasceu em Valparaíso, a 8 de Novembro de 1936. Foi um destacado representante do hiper-realismo no Chile, e a sua obra teve grande influência de pintores como Leonardo, Caravaggio e Velázquez.

Mudou-se para James desde a infância e em 1945 iniciou a sua formação artística no estúdio de Miguel Venegas Cifuentes. Expôs pela primeira vez no «Salão 13» em Santiago, capital chilena, contava apenas 17 anos. Aí passou uma temporada fazendo dança na Companhia de Ballet do Chile, com a qual chegou a dançar profissionalmente no Teatro Nacional.

Em 1959 mudou-se para Concepcion onde conheceu o poeta e filósofo Luis Oyarzun, que o iria influenciar profundamente. Devido ao seu sucesso como retratista, cedo obteve recursos financeiros suficientes para comprar um avião e percorrer o Chile. Já nos anos sessenta, viajou para Espanha e, depois de permanecer por algum tempo em Barcelona, ​estabeleceu-se em Madrid.

Na capital espanhola desenvolveu e estudou cuidadosamente as obras do Museu do Prado, especialmente a colecção de obras-primas do Renascimento italiano e barroco espanhol, Velázquez e Zurbarán, que influenciaram o desenvolvimento da sua visão artística . Em 1963 expôs pela primeira vez em Madrid, onde iria continuar o seu trabalho exibido durante os anos setenta. 

Em 1968 trabalhou durante vários meses nas Filipinas, pintando retratos de importantes personalidades políticas e sociais.

A partir de 1972 viveu em Tânger, Marrocos, livre de pressões sociais a que foi sujeito em Madrid, e o seu repertório temático mudou drasticamente. 

Em meados dos anos oitenta  mudou-se para Manhattan, Nova York e, em 1981 realizou a sua primeira exposição na Galeria Marlborough, enquanto realizava uma vida itinerante entre o sul do Chile e Tânger. 

Em 2000 recebeu das mãos dos reis de Espanha a Grande Cruz de Alfonso X, o Sábio.

Cláudio Bravo faleceu em Taroudant, Marrocos, vítima de um ataque de epilepsia, a 4 de Junho de 2011.
Fonte: Biografiasyvidas
«As Quatro Estações»
Claudio Bravo

«O Guardião e Seu Filho»
Claudio Bravo

«Bacanal»
Claudio Bravo

«Vénus»
Claudio Bravo

«Rosa Caftan»
Claudio Bravo

«Jovem Marroquina»
Claudio Bravo

«Cristo no Sepulcro»
Claudio Bravo

«HIPER-REALISMO»
CLAUDIO BRAVO

Sem comentários:

Enviar um comentário