segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PINTURA - RENÉ MAGRITTE

René François Chislan Magritte, ou simplesmente René Magritte, nasceu em Lessines, na Bélgica, a 21 de Novembro de 1898. Foi um importante pintor belga do surrealismo, ao lado de artistas como Paul Delvaux, e a sua pincelada nitida e realista caracterizaram o seu amor surrealista aos paradoxos visuais. O pintor italiano George de Chirico foi a sua principal influência artística. Magritte faleceu em Bruxelas, a 15 de Agosto de 1967.
Poet'anarquista
René Magritte
Pintor Belga

«Auto-Retrato»
René Magritte
BREVE BIOGRAFIA

Pintor belga (21/11/1898-15/8/1967). Foi um dos mais importantes pintores do surrealismo. René-François-Ghislain Magritte nasce em Lessines. Entre 1916 e 1918 estuda na Academia de Belas-Artes de Bruxelas e começa a trabalhar como desenhista de uma fábrica de papéis de parede.

Logo se destaca entre os surrealistas belgas e, em 1926, patrocinado pela Galeria de Artes de Bruxelas, torna-se pintor em tempo integral. Produz trabalhos aparentemente incongruentes, como «Rape» (Estupro), no qual substitui a face por um busto. A primeira exposição individual acontece em 1927, mas não é bem recebida pela crítica.

No mesmo ano muda-se para Paris e conhece vários surrealistas, como os poetas André Breton e Paul Éluard. Desse período destacam-se «Tempo Ameaçador» (1928) e «O Vento e a Canção» (1929). Regressa em 1930 a Bruxelas e pinta «A Condição Humana» (1935).

Nos anos 40 experimenta inúmeros estilos, incorporando elementos do impressionismo, mas as pinturas dessa época não fazem sucesso. No último ano de vida supervisiona a construção de oito esculturas de bronze baseadas nas suas pinturas.

Morre em Bruxelas.
Fonte: algosobre.com
«As Maravilhas das Natureza»
René Magritte

«Castelo nos Pirenéus»
René Magritte

«A Magia Negra»
René Magritte

«O Império da Luz»
René Magritte

«O Cheque em Branco»
René Magritte

«Os Amantes II»
René Magritte

«O Significado da Noite»
René Magritte

«SURREALISMO»
RENÉ MAGRITTE

Sem comentários:

Enviar um comentário