O pintor alemão Otto Dix nasceu em Unternhaus, a 2 de Dezembro de 1891. A sua obra expressionista retrata com muito realismo os horrores da primeira grande guerra, mas uma outra faceta menos referida aborda o tema da vida nocturna, dos bordéis e da prostituição. Deste pintor é conhecido um tríptico, bastante famoso, que mostra a miséria do pós-guerra nos anos 30 e o aparecimento da música Jazz. Estou a falar da pintura de Dix com o título «Os Noctívagos». Otto Dix faleceu a 25 de Julho de 1969, em Singen.
Poet'anarquistaOtto Dix
Pintor Alemão
«Auto-Retrato»
Otto Dix
BREVE BIOGRAFIA
Otto Dix, pintor expressionista alemão, nasceu em Unternhaus, Alemanha, a 2 de Dezembro de 1891 e faleceu em Singen, Alemanha, a 25 de Julho de 1969.
Estudou na Academia de Dresden, até que em 1914 resolveu alistar-se no exército da Alemanha. A sua participação na Primeira Guerra Mundial afectou-o profundamente, e introduziu na sua obra uma força que antes não existia.
Por outro lado, se antes a sua experiência em pintura respondia aos princípios da pintura impressionista, a sua criação será progressivamente influenciada por diversos movimentos da arte. Finalmente desenvolveu um estilo pessoal dentro do movimento chamado Nova Objetividade, muito ligado ao realismo.
Devido ao forte carácter anti-militarista das suas obras, foram classificadas pelos nazistas como arte degenerada e incluídas na famosa exposição de 1937.
Dois anos depois foi preso e acusado de fazer parte de uma conspiração contra a vida de Adolf Hitler.
Desde 1945, os seus trabalhos mostram sinais de um novo misticismo religioso, e nos últimos anos da sua vida um dos principais temas abordados nas suas obras, são os retratos.
Fonte: infobiografias.com
«O Ginecologista»
Otto Dix
«O Salão»
Otto Dix
«Três Prostitutas na Rua»
Otto Dix
«Dedicado a Sádicos»
Otto Dix
«A Grande Cidade»
Otto Dix
«Três Mulheres»
Otto Dix
«Os Sete Pecados Capitais»
Otto Dix
«EXPRESSIONISMO»
OTTO DIX
Sem comentários:
Enviar um comentário