O pintor germano-americano Lyonel Feininger Charles Adrian, mais conhecido por Feininger, nasceu em Nova Iorque, a 17 de Julho de 1871. Grande expoente do expressionismo e cubismo, trabalhou igualmente como caricaturista e histórias em quadradinho. Foi um dos artistas mais importantes do modernismo clássico da época. Feininger faleceu em Nova Iorque, a 13 de Janeiro de 1956.
Poet'anarquistaLyonel Feininger
Pintor Germano-Americano
«Auto-Retrato»
Feininger
BREVE HISTORIAL
Depois de estudar arte em Hamburgo, Berlim e Paris, e da sua atividade como caricaturista, Feininger desenvolveu a partir de 1912 um estilo próprio, à base de paisagens e composições arquitetónicas inspiradas pelo cubismo.
Influenciado pelo expressionismo, nas suas primeiras pinturas tentou reduzir as formas a corpos articulados prismaticamente, utilizando para isso uma coloração matizada e quase transparente, a qual confere a muitas das suas obras um carácter excêntrico e onírico.
Os seus motivos preferidos foram os edifícios medievais, como se pode ver em «Igreja do Mercado de Halles» (1930), e as marinas, nas quais costumam aparecer barcos à vela.
Entre 1919 e 1932 foi professor e artista da Bauhaus, cujo primeiro manifesto de 1919 ilustrou com uma gravura em madeira intitulada «A Catedral».
Proibido pelos nazistas e considerado como artista degenerado, em 1937 voltou ao seu país de origem, os Estados Unidos.
Fonte: UOLEducação
«Igreja do Mercado em Halle»
Feininger
«Corrida de Bicicleta»
Feininger
«Costa Alta»
Feininger
«A Ponte Verde»
Feininger
«Carnaval em Arcueil»
Feininger
«Jesuítas»
Feininger
«O Rio»
Feininger
EXPRESSIONISMO/ CUBISMO
LYONEL FEININGER
Sem comentários:
Enviar um comentário