segunda-feira, 4 de junho de 2012

PINTURA - NATALIA GONCHAROVA

Natalia Sergeyevna Goncharova, nasceu em Nagaievo (Tula), na Rússia, a 4 de Junho de 1881. Foi uma proeminente figurinista,  e uma pintora russa com influências cubistas e futuristas. Juntamente com o seu marido, Mikhail Larionov, são considerados os fundadores da vanguarda russa pré-revolucionária. Natalia Goncharova faleceu em Paris , a 17 de Outubro de 1962.
Poet’anarquista 

Natalia Goncharova
Pintora Russa

«Auto-Retrato»
Goncharova
SOBRE A PINTORA…

Filha de um arquiteto, Natalia Sergueivna Gontchalova nasceu em Nagaievo, na Rússia em 1881. Cresceu no campo ao lado da sua avó. Desde a sua infância sempre manteve a memória da vida rural e campos de trabalho, bem como uma grande preocupação para a prática rural. Natalia Goncharova estudou arte na Escola de Pintura, Escultura e Arquitectura em Moscovo entre 1901 e 1909. Aí conhece o pintor Mikhail Larionov que virá a ser seu companheiro, até que se casem em 1955, ficando o seu nome indissociável do seu futuro marido. 

Entre 1906 e 1912, na busca de formas concretas e linhas simplificadas, pinta telas neoprimitivistas. Essencialmente aborda as questões da vida rural e cenas religiosas. Participa de importantes exposições da vanguarda russa. «Os Stephanos Grinalda», «O Tuson de Ouro», «The Valet de Carreau» (Larionov, Casimir Malevich e Vladimir Tatine, 1910), «Rabo do Burro» e « Goal» (1914). Em 1912 Goncharova participa com o seu marido na segunda exposição do «Blaue Reiter» (O Cavaleiro Azul) em Munique. Em 1913 assina o manifesto de raionismo . Estas pinturas religiosas muito coloridas são consideradas um sacrilégio pelo  seu tratamento e censuradas. 

Desde 1912, a artista pinta obras raionistas, imagens futuristas que tendem para a abstração. Ilustra alguns poetas pertencentes a este movimento, publica um portfólio de litografias («Imagens Místicas de Guerra»). Natalia Goncharova deixa a Rússia de forma permanente em 1915 e parte para a Suíça, instalando-se mais tarde em Paris. Em 1922 cria cenários e figurinos para «Russes de Diaghilev Ballets», assim como para teatro e ópera. Participa regularmente no Salão dos «lndependentes» e o «Salon d'Automne de 1922». 

Entre 1926 e 1929, a artista recupera um grande número de obras que haviam sido apreendidos na Rússia no momento da sua partida. Realiza no início dos anos 30 ilustrações para «Le Populaire», o jornal da SFIO (Partido dos Trabalhadores Secção Internacional). Gontcharova apresenta a pintura figurativa com uma série de naturezas-mortas (Magnolias) e espanhóis. Com a guerra o casal cai no esquecimento e separados. Em 1948, Michel Seuphor organiza em Paris uma retrospectiva de Larionov e Goncharova.

Natalia Goncharova morreu em Paris em 1962.
Fonte: mchampetier.com/
«Retrato de Larionov»
Goncharova

«Ciclista»
Goncharova

«Lenhadores»
Goncharova

«Rabino com Gato»
Goncharova

«Rapaz com Galo»
Goncharova

«Nascimento de Cristo»
Goncharova

«Arcanjo Miguel»
Goncharova


«A ARTE DE GONCHAROVA»

NATALIA GONCHAROVA

Sem comentários:

Enviar um comentário