O pintor norte-americano Maxfield Parrish, pseudónimo de Frederick Parrish, nasceu na Filadélfia a 25 de Julho de 1870. Foi um enorme ilustrador e pintor romântico, englobando a sua obra cenas e figuras da mitologia, sendo as mais conhecidas «O Amanhecer» e «Os Portadores das Lanternas». Maxfield faleceu aos 95 anos em Plainfield, a 30 de Março de 1966, deixando para a história uma carreira de sucesso e espantosas pinturas.
Poet’anarquista
Pintor Norte-Americano
«Palavras Doces»
Maxfield Parrish
SOBRE O ARTISTA…
Frederick Maxfield Parrish, EUA pintor e ilustrador
nascido na Filadélfia, Pensilvânia, em 25 de Julho de 1870.
O seu pai, Stephen Parrish, desenhador de paisagens e gravador de sucesso, e sua
mãe Elizabeth, incentivam os talentos
artísticos de Frederick ainda criança, na idade de dez anos, viajando à Europa
para ver pinturas de grandes mestres nos museus.
Apaixonado por arquitetura, além de pintura, o jovem Parrish estuda e
aperfeiçoa-se durante anos em França, Inglaterra, no Instituto Drexel, onde um
dos seus professores, o ilustrador Howard Pyle tem uma grande influência
na seleção dos seus trabalhos futuros.
Acometido de febre tifoide em 1890 e, em seguida pela tuberculose (1900),
Frederick Maxfield Parrish passou longos meses de convalescença em
dell'Adirondacks Saranac, nas montanhas, onde o frio do inverno o forçaram a
renunciar em favor das pinturas a óleo e aquarelas.
Em 1895, competindo com vinte outros artistas para criar uma
capa de livro, vê o seu trabalho escolhido e publicado.
Parrish é especializado em ilustrações para livros e começa
o trabalho de ilustração do livro de Kenneth Grahame «As paredes Eram» em 1897.
Novamente por causa da saúde, passa alguns meses no Arizona,
onde o clima seco, o ar de cores nítidas brilhantes e deslumbrantes o ajudam a
curar-se, mas também para aperfeiçoar o seu estilo de pintura cuja mágica das
cores continuará a ser a principal característica das suas obras.
Por não estar vinculado a movimentos artísticos
particulares, Frederick Maxfield Parrish inventou uma técnica especial que
envolve várias camadas de tinta a óleo aplicadas às pinturas, desenvolvendo um
estilo verdadeiramente original.
Em 1898, estabeleceu-se em Plainfield, New Hampshire, a que
chamou o seu lar «The Oaks» e aqui faz projetos de arte importantes, como
«Poemas Eugene Field da Infância» (1904) e as tradicionais «Noites da Arábia»
(1909).
Em 1905, Parrish que vivia de uma forma serena e
simples, vê a sua vida ter um ponto de viragem ao conhecer Sue Lewin.
Esta mulher, destinado a tornar-se sua musa e amante,
trabalhou como uma mãe para os seus filhos fazendo de sua assistente no
estúdio, e em seguida, como modelo para uma grande obra intitulada «Land
of Make Believe». Vai permanecer com ele durante 50 anos.
Sue Lewin tornou-se modelo para a maioria das suas pinturas,
incluindo figuras masculinas e femininas em «Florentino Fete», uma série
de afrescos para a Curtis Publishing Company.
Parrish tem então propostas de trabalho por parte de
editores e anunciantes, ilustrando muitos livros de grandes autores americanos,
como Nathaniel Hawthorne, L. Frank Baum, Kenneth Grahame, Eugene Campos,
Louise Saunders e o temível Edith Wharton.
O sucesso e a fama crescem enormemente, provando sem sombra
de dúvida, o velho ditado, que a ilustração está no centro da arte americana no
século XX.
A Casa da Arte, publicou muitas das suas cópias,
incluindo «Daybreak», que se tornou a imagem mais reproduzida na história.
«Frederick Maxfield Parrish era também famoso pelas andrógenas
nuas assentes em contextos fantásticos que eram um tema recorrente, muitas
vezes nas suas obras e para a cor particular «Parrish Azul», um termo alcunhado
por ele mesmo.
Ao longo dos últimos trinta anos da sua vida, entre os anos
sessenta e noventa, Parrish dedicou-se quase exclusivamente a pintar paisagens
que foram publicados por Brown e Bigelow em St. Paul, Minnesota, como
calendários e postais.
Parrish, que pintou até a idade de noventa anos e foi um dos
maiores artistas pagos da sua época, morreu em sua casa, «The Oaks», em
Plainfield, New Hampshire, a 30 de Março de 1966, depois de ter visto as suas
pinturas expostas em museus, nas coleções permanentes.
Maxfield Parrish foi o artista mais popular americana da
virada do século, até aparecer Norman Rockwell que o sucedeu em 1940.
Fonte:
http://www.settemuse.it/pittori_scultori_americani/maxfield_parrish.htm
«Millpond»
Maxfield Parrish
«Acção de Graças do Vagabundo»
Maxfield Parrish
«Aladino»
Maxfield Parrish
«Egipto»
Maxfield Parrish
«Noites Venezianas»
Maxfield Parrish
«Gulnare do Mar»
Maxfield Parrish
«O Dragão Relutante»
Maxfield Parrish
«O Idiota»
Maxfield Parrish
«ROMANTISMO»
MAXFIELD PARRISH
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