«A Morte da Porta-Estandarte»
Conto de Aníbal Machado
394- «A MORTE DA PORTA-ESTANDARTE»
Que adianta ao negro ficar olhando para as bandas do Mangue
ou para os lados da Central?
Madureira é longe e a amada só pela madrugada entrará na
praça, à frente do seu cordão.
Se o negro soubesse que luz sinistra estão destilando seus
olhos e deixando escapar como as primeiras fumaças pelas frestas de uma casa
onde o incêndio apenas começou!…
Todos percebem que ele está desassossegado, que uma paixão o
está queimando por dentro. Mas só pelo olhar se pode ler na alma dele, porque,
em tudo mais, o preto se conserva misterioso, fechado em sua própria pele, como
uma caixa de ébano.
Por que não se incorporou ao seu bloco? E por que não está
dançando? Há pouco não passou uma morena que o puxou pelo braço, convidando-o?
Era a rapariga do momento, devia tê-la seguido… Ah, negro, não deixes a alegria
morrer… É a imagem da outra que não tira do pensamento, que não lhe deixa ver
mais nada. Afinal, a outra não lhe pertence ainda, pertence ao seu cordão; não
devia proibi-la de sair. Pois ela já não lhe dera todas as provas? Que tenha um
pouco de paciência: aquele corpo já lhe foi prometido, será dele mais tarde…
Andar na praça assim, todos desconfiam… Quanto mais agora,
que estão tocando o seu samba… Está sombrio, inquieto, sem ouvir a sua música,
na obsessão de que a amada pode ser de outrem, se abraçar com outro… O negro
não tem razão. Os navais não são mais fortes que ele, nem os estivadores… Nem
há nenhum tão alinhado. E Rosinha gosta é dele, se reserva para ele. Será medo
do vestido com que ela deve sair hoje, aquele vestido em que fica maravilhosa,
“rainha da cabeça aos pés”? Sua agonia vem da certeza de que é impossível que
alguém possa olhar para Rosinha sem se apaixonar. E nem de longe admite que ela
queira repartir o amor.
O negro fica triste.
E está até amedrontado com as ameaças da noite, com essa
Praça Onze que cresce numa preamar louca.
A Praça transbordava. Dos afluentes que vinham enchê-las,
eram os do Norte da cidade e os que vinham dos morros que traziam maior caudal
de gente. O céu baixo absorvia as vozes dos cantos e o som em fusão de centenas
de pandeiros, de cuícas gemendo e de tamborins metralhando. O negro,
indiferente à alegria dos outros, estava com o coração batendo, à espera. Só
depois que Rosinha chegasse, começaria o Carnaval. O grito dos clarins lhe
produz um estremecimento nos músculos e um estado de nostalgia vaga, de
heroísmo sem aplicação. Ó Praça Onze, ardente e tenebrosa, haverá ponto no
Brasil em que, por esta noite sem fim, haja mais vida explodindo, mais
movimento e tumulto humano, do que nesse aquário reboante e multicor em que as
casas, as pontes, as árvores, os postes parecem tremer e dançar em conivência
com as criaturas, e a convite de um Deus obscuro que convocou a todos pela voz
desse clarim de fim do mundo?…
A Praça inteira está cantando, tremendo. O corpo de Rosinha
não tardaria a boiar sobre ela como uma pétala. O povo dá passagem aos blocos
que abrem esteiras na multidão, entre apertos e gritos.
– Isso não é assim à beça, Jerônimo! Cuidado com essa aíí! É
virgem…
Rompem novos cantos. Os “Destemidos de Quintino”, os
“Endiabrados de Ramos” estão desfilando. Há correria do povo para ver. Os
companheiros se separam, as filhas perdem-se das mães, as crianças se
extraviam. Acima das vagas humanas os estandartes palpitam como velas. E é pela
ondulação dessas flâmulas que os que não podem se aproximar deduzem os
movimentos das portas-estandartes.
Não se vê o corpo delas, vê-se-lhes o ritmo dos passos no
pano alto. Mas era como se fossem vistas de corpo inteiro, tão fiel a imagem
delas na agitação das bandeiras.
– Oh, aquela lá, que colosso!… É pena não poder vê-la;; mas
é mulata, te garanto…
– Ih, como deve estar dançando aquela do outro lado!…
Dezoito anos com certeza… Coxas firmes… Meio maluca…
– A que está empunhando o estandarte que vem vindo aí é que
deve ser do outro mundo. Preta com certeza… Veja só como a bandeira se agita,
como a bandeira samba com ela…
– Pelo frenesi, a gente conhece logo.
Dezenas de estandartes pareciam falar, transmitiam mensagens
ardentes, sacudiam-se, giravam, paravam, desfalecendo, reclinavam-se para
beijar, fugiam…
– Imagino como estão tremelicando os seios daquela, lá
longe; aquela diaba deve estar suando… Eta gostosura de raça!
– Cala a boca, Jerônimo… Você acaba apanhando…
Os cordões se entrecruzam, baralham-se os cantos. Vem
crescendo agora um baticum medonho de tambores. Um bloco formidável se anuncia.
O negro amoroso interpreta os sinais semafóricos do estandarte que está entrando
pelo lado da Praça da República. O negro fura a massa, coloca a sua figura
enorme em situação de poder ficar bem perto. Apura o ouvido para saber se é o
canto do seu cordão. A barulheira é grande. Algumas notas são do hino… Sente um
arrepio. Ela virá com aquele vestido? Se entristece mais, à medida que a mulata
se vem aproximando numa onda de glória, entre alas do povo.
Se quiser agora sair daquele lugar, já não poderá mais, se
sente pregado ali. O gemido cavernoso de uma cuíca próxima ressoa-lhe fundo no
coração. – Cuíca de mau agouro, vai roncar no inferno… Será ela, meu Deus!…
O negro está tremendo. Mas não pode ser ela. Rosinha, quando
aparece, ninguém resiste, é um alvoroço, uma admiração gera… Não vê que é
assim… Até o ar fica diferente. E o estandarte que vem vindo é de veludo azul,
tem a imagem de São Miguel entre estrelas e as insígnias do cordão. Ainda não é
bloco de Madureira.
O preto se enganou. Sente-se desoprimido. Foi melhor assim.
Pensa em ir embora, desistir de tudo. No dia seguinte, na oficina do Engenho de
Dentro, se sentirá leve ouvindo o batido das bigornas e o farfalhar das polias.
Se os companheiros perguntarem por que não apareceu, dirá que esteve doente,
que foi ao enterro de algum parente, de uma tia, por exemplo. Está mesmo disposto
a voltar para casa. Que o tomem por decadente, se quiserem…
Se Rosinha desobedecer e vier à Praça, não faz mal. Está
também disposto a não se importar… Nem indagará se ela fez sucesso, se alguém
mais se apaixonou por ela, se o Geraldo continuou com aquelas atenções, aquele
safado. Amanhã, no trabalho, recomeçará a vida, será livre novamente. Rosinha
que venha procurá-lo depois. Ele é homem e é forte. O que vale no homem é a
vontade.
Além disso, uma noite corre depressa. Enfiará a cabeça
debaixo do travesseiro e a desgraça passará. Apelará para o sono. Já está até
com vontade de dormir. Entretanto, não seria mal que caísse uma tempestade. Ao
menos assim, Rosinha deixaria de vir à frente do cordão… Oh! como gostaria,
como estava torcendo por um temporal que estragasse o vestido dela! Daqueles
que inundam tudo, derrubam as casas, param os bondes e trazem uma
desmoralização geral. No fundo está até com ódio do Carnaval…
Perto, estão tocando um samba de fazer dançar as pedras.
Todos se mexem. Só quem está imóvel é ele, sob o peso de uma dor enorme. As
mulatas passam rente, cheias de dengue; sorriem, dizem palavras. Hoje ele não
topa. Se sente mesmo envergonhado de estar tão diferente. Nunca foi assim. No
futebol, no trabalho, nas greves, nas festas, era sempre o mais animado. Foi de
certo tempo para cá que uma coisa profunda e estranha começou a bulir e crescer
dentro de seu peito, uma influência má que parecia nascer, que absurdo! do
corpo de Rosinha, como se esta tivesse alguma culpa. Rosinha não tem culpa. Que
culpa tem sua namorada? — essa é que é a verdade.
E está sofrendo, o preto. Os felizes estão se divertindo.
Era preferível ser como os outros, qualquer dos outros a quem a morena porderá
pertencer ainda, do que ser alguém como ele, de quem ela pode escapar. Uma
rapariga como Rosinha, a felicidade de tê-la, por maior que seja, não é tão
grande como o medo de perdê-la. O negro suspira e sente uma raiva surda do
Geraldão, o safado. Era este, pelos seus cálculos, quem estaria mais próximo de
arrebatar-lhe a noiva. O outro era o Armandinho, mas esse era direito; seu
amigo, de fato, incapaz de traí-lo. Sentiu um reconhecimento inexplicável pelo
Armandinho.
Suas pernas o vão levando agora sem direção. Não se acha a
caminho de casa, nem se sente completamente na Praça. Algunas trechos de sambas
e marchas chegam aos ouvidos, pousam-lhe na alma:
O nosso amor
Foi uma chama…
Agora é cinza,
Tudo acabado
E nada mais…
Tudo acabado, tudo tristeza, caramba!… Cabrochas que fogem,
leitos vazios, desgraças. Nunca viu tanta dor de corno. Não nasceu para isso,
nem tem vocação para sofrer. Os sambas o incomodam. Por que não está dançando
como os outros?
O negro está hesitante. As horas caminham e bloco de
Madureira é capaz de não vir mais. Os turistas ingleses contemplam o espetáculo
a distância, e combinam o medo com a curiosidade. A inglesa recomenda de vez em
quando: – “Não chegue muito perto, minha filha, que eles avançam…” – A mocinha
loura pergunta então ao secretário da Legação se há perigo: — “Mas eles são
ferozes?” — “Não, senhorita, pode aproximar-se à vontade, os negros são
mansos.” A baiana dos acarajés se ofendeu e resmunga desaforos: – “Nóis é
que temo medo de vancês, seu cara de não se que diga; nóis não é bicho, é
gente!…”
Passa rente aos olhos da miss um torso magnífico de ébano.
Ela se perturba, fica excitada, segreda aos ouvidos do secretário, tremendo na
voz: — “Eu tinha vontade dançar com um… posso?” – “You are crazy, Amy!…”
exclama-lhe a velha, escandalizada. Mas os turistas agora se assustam. No fundo
da Praça, uma correria e começo de pânico. Ouvem-se apitos. As portas de aço
descem com fragor. As canções das Escolas de Samba prosseguem mais vivas,
sinfonizando o espaço poeirento. A inglesa velha está afobada, puxa a família,
entra por uma porta semicerrada.
– Mataram uma moça!
A notícia, que viera da esquina da Rua Santana, circulou
depois em torno da Escolha Benjamin Constant, corria agora por todos os lados
alarmando as mães.
– Mataram uma moça! — comentava-se dentro dos bares. —
Mataram, sim, mataram uma moça!…
– Que maldade matarem uma moça assim, num dia de alegria!
Será possível?…
– Mas mataram, sim senhora, garanto que mataram!…
– Como é o tipo dela? O senhor viu?
– Me disseram que é morena, de uns dezenove anos, por aí…
– Morena? Dezenove anos!… Ai, meu Deus! é capaz de serr a
minha filha!… Diga depressa como é o tipo do rosto dela…
Outra senhora cheia de pressentimentos se aproxima do
informante:
– O homem que estava com ela era preto, era? Estava de
branco?… E tinha uma cicatriz? Ai! se tinha, não me diga mais nada… não me diga
mais nada! Meu Deus, mataram minha filha!… Nenucha! Nenucha! Cadê Nenucha?…
As mães todas se levantam e saem a campear as filhas. O clamor de umas vai despertando as outras. Cada qual tem uma filha que pode ser a assassinada. Rompem a multidão, varam os cordões, gritam por elas. Os noivos são ferozes, os namorados prometem sempre matá-las.
A animação da Praça é atravessada agora pelo grito das mães
aflitas. A mãe de Nenucha, porém, a primeira desgrenhada que se levantou, já
está de volta ao seu lugar. Voltou porque cruzara com uma que se rasgava toda
em imprecações: — “Laurinha, eu bem te disse que não viesses, o malvado jurou
que te matava. Virgem Mãe, mataram minha filha… Eu sei… Eu nem quero ver.” A
mãe de Nenucha transfere o seu desespero para a mãe de Laurinha e se acalma.
Mas apareceu uma gorda a dizer por sua vez à mãe de Laurinha que a morta era
outra, uma pequena de Bangu, operária de fábrica. A fera tinha sido presa.
Distante do tumulto mortífero, as outras mães que já haviam
arrecadado as filhas seguram-nas bem, ao abrigo dos noivos fatais. Eram as que
escaparam de morrer, as que tinham sido salvas. — “Mariazinha, que susto tua
mãe passou! Não vai lá mais não, ouviu? É melhor irmos embora, teu namorado
está rondando…”
Outras mães, cheias de maus presságios, partem ainda à
procura das filhas.
Uma senhora que recebia corte de um português debaixo do
coreto, ao ouvir a notícia, larga-se aos berros, ainda toda embrulhada em
serpentinas, à procura de sua Odete. Era Odete, com certeza…
Nem tinha dúvidas… Dava encontros, punha a mão na cabeça,
corria. O povo achava graça imaginando fosse alguma farsante bêbeda. Odete já
devia estar numa poça de sangue, esvaindo-se. Foi o namorado! Nunca tirava os
olhos dos seios dela, aquele monstro… Dizia sempre que ela havia se ser sua. E
tinha uma cara malvada, o diabo do homem… Coitadinha de sua Odete… Aqueles
seios!… Bem não queria, oh! que fossem tão grandes. Odete também não queria, já
estava amedrontada. A mãe corria e soluçava perguntando a todos onde se achava
a filha morta. Era Odete, sim, tinha quase certeza! Caminhava como uma
sonâmbula. Falava sozinha, soltando lamentações. Onde é que Odete estaria
caída? E não tirava do pensamento que a desgraça foi por causa dos seios da
mocinha… Quem não estava vendo? Ela mesma, como mãe, reconhecia que aqueles
seios chamavam demais a atenção. Tinha o pressentimento de que aquilo acabava
mal. Até os passageiros dos bondes cheios se viravam para apreciá-los, quando
Odete parava na calçada.
Odete, a princípio, coitada, tão inexperiente, se sentia
faceira com eles… Depois, cresceram mais do que se esperava, e ela própria teve
medo. Já produziam escândalo… Fora o demônio que tomara conta daquela parte do
corpo de sua filha. Ultimamente, era um desespero: a pobrezinha mal podia
atravessar a rua, sentia-se perseguida pelos homens. E não eram dois nem três
que olhavam, não: da porta dos cafés, de dentro dos armarinhos, das sacadas, de
todos os lados, todos queriam espiar, ficavam olhando… Ela passava depressa,
envergonhada. Porque sempre foi muito seriazinha, a sua Odete… Que gente
mal-educada… Deus nos livre dos homens. Que adiantou o soutien de arrocho?… Foi
pior. “Ah, meu Deus, haverá mãe que possa dormir tranqüila vendo os seios da
filha crescerem assim dessa maneira?…” Quando Odete caminhava é que eles
adquiriam a sua plenitude de vida e mistério. Daí o fato de todo mundo, quando
pensa em Odete, pensar logo nos seios dela, que sempre apareciam primeiro e na
frente, como a proa dos navios…
A mulher tremia e soluçava. Ah! Odete não tem culpa. Foram
os seios, foram… Tanto desejava levá-la para longe desses brutos.
Agora, lá vai como louca, à procura do corpo da filha.
Caminha e vê crescendo uma rosa vermelha bem em cima do seio
esquerdo de sua Odete. Dá um grito, cai sem sentidos. Dois pretos carregam-na
para um bar. Já outras mães vinham de volta, trazendo as respectivas filhas bem
seguras nas mãos. Deram-lhe éter a cheirar, abanaram-na. Quando voltou a si,
parecia ter saído de um banho de resignação. Calma. Como se tivesse se
conformado com tudo o que acontecera.
Começa então a declamar a história da filha com o criminoso:
conheceram-se num banho à fantasia, na praia de Ramos; ele parecia distinto a
princípio, tinha emprego, dava presentes. Depois… o malvado começou a ameaçar a
pobrezinha, a fazer-lhe exigências. Não queria que fosse aos bailes, que usasse
blusa de malha. Dizia que ela remexia demais as cadeiras quando caminhava.
Proibiu-lhe trazer flor na cabeça, conversar com os amiguinhos.
– Mas a senhora tem certeza de que foi sua filha?
interrrompeu um mascarado.
– Se já estou vendo o cadáver!… Ah, meu Deus, que dor!! Não!
Não! Eu quero é contar a história dela. Isso me consola…
Fez uma pausa. Recomeçou depois, mais patética:
– Ainda nem tinha dezoito anos. Uma menina… Bordava quue era
um gosto. Todos apreciavam ela… Me ajudava tanto.
Um sujeito, vestido de Hailé Selassié, escutava comovido.
Pouco a pouco, a pobre senhora foi percebendo que estava sendo cercada de
cavalos, bois e porcos prestimosos, além de um Mefistófeles e alguns Arlequins
que vieram oferecer seus serviços. Essa fauna grotesca afigurava-se-lhe como aparições
do reino do horror. Eles compreenderam, tiraram as máscaras. De dentro das
máscaras surgiram fisionomias cheias de compaixão, que se voltavam para ela,
querendo consolá-la. Alguém disse que a vítima era outra, uma mulata de
Madureira, porta-estandarte de um cordão. A mulher não acreditava. Era inútil
iludi-la.
Lá fora, um coro de vozes perguntava ainda, insistentemente,
por certa Maria Rosa:
Cadê Maria Rosa
Tipo acabado de mulher fatal?
E anunciava que ela tinha como sinal
Uma cicatriz,
Dois olhos muito grandes,
Uma boca e um nariz.
A mulata tinha uma rosa no pixaim da cabeça. Uma mascarado
tirou a mantinha da companheira, dobrou-a, e fez um travesseiro para a morta.
Mas o policial disse que não tocassem nela. Os olhos não estavam bem fechados.
Pediram silêncio, como se fosse possível impor silêncio àquela Praça
barulhenta. A última das mães aflitas chega atrasada, atravessa o cerco, espia
bem o cadáver, solta um grito de alegria:
– Ah, eu pensava que fosse a Raimunda! Graças a Deus que não
foi com minha filha! Escapaste, Raimunda!
Saiu satisfeita. Alguns malandros, de cavaquinhos nas mãos,
foram se afastando, meio desajeitados. Um deles dava opinião:
– Dor eu não topo, franqueza… Sou contra o sofrimento..
Tentaram pedir silêncio novamente. Uma rapariga comentava,
enxugando as lágrimas:
– Só se você visse Bentinha, quanto mais a faca enterrava,
mais a mulher sorria… Morrer assim nunca se viu…
O crime do negro abriu uma clareira silenciosa no meio do
povo. Ficaram todos estarrecidos de espanto vendo Rosinha fechar os olhos. O
preto ajoelhado bebia-lhe mudamente o último sorriso, e inclinava a cabeça de
um lado para outro como se estivesse contemplando uma criança. Uma Escola de
Samba repontava no Mangue. Ainda se ouviam aclamações à turma da Mangueira. Quando
o canto foi se aproximando, a mulata parecia que ia levantar-se.
E estava sorrindo como se fosse viva, como se estivesse
ouvindo as palavras que o assassino agora lhe sussurra baixinho aos ouvidos.
O negro não tira os olhos da vítima. Ela parecia sorrir; os
curiosos é que queriam chorar. A qualquer momento ela poderia se erguer para
dançar. Nunca se viu defunto tão vivo. Estavam esperando esse milagre. Ouvia-se
uma canção que parece ter falado ao criminoso:
Quem quebrou meu violão de estimação?
Foi ela…
Ainda apareceram algumas mães retardatárias rondando de
longe a morta.
A morta não tinha mãe nem parentes, só tinha o próprio
assassino para chorá-la. É ele quem lhe acaricia os cabelos, lhe faz uma confidência
demorada, a chama pelo nome:
– Está na hora, Rosinha… Levanta, meu bem… É o “Lira do
Amor” que vem chegando… Rosinha, você não me atende! Agora não é hora de
dormir… Depressa, que nós estamos perdendo… O que é que foi? Você caiu? Como
foi?… Fui eu? Eu?… Eu, não! Rosinha…
Ele dobra os joelhos para beijá-la. Os que não queriam se
comover foram se retirando. O assassino já não sabe bem onde está. Vai sendo
levado agora para um destino que lhe é indiferente. É ainda a voz da mesma
canção que fala alguma coisa ao desespero:
Quem fez do meu coração seu barracão?
Foi ela…
Que ninguém o incomode agora. Larguem os seus braços.
Rosinha está dormindo… Não acordem Rosinha. Não é preciso segurá-lo, que ele
não está bêbedo… O céu baixou, se abriu… Esse temporal assim é bom, porque
Rosinha não sai. Tenham paciência… Largar Rosinha ali, ele não larga não… Não!
E esses tambores? Ui! que ventania… É guerra… ele vai se espalhar… Por que
estão malhando em sua cabeça?… Na bigorna do Engenho de Dentro é assim… Se
afastem que ele está lutando por ela… Ele é bamba… Não se massacra um operário
dessa maneira… Estão atrapalhando o seu caminho para Rosinha… Se apitam assim,
acordam ela… Ela já não está presente… Deslizando no éter… Deixem ele passar…
Os outros fiquem no chão… Fiquem por aí… Ele vai tirar Rosinha da cama… Ela
está dormindo, Rosinha… Fugir com ela, para o fundo do país… Abraçá-la no alto
de um colina…
Aníbal Machado
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