quinta-feira, 26 de julho de 2012

PINTURA - GEORGE GROSZ

O pintor e desenhista alemão George Grosz, nasceu em Berlim a 26 de Julho de 1893. Foi uma das figuras mais destacadas do movimento «Dada» em Berlim, entre os anos de 1917 e 1920. Foi igualmente um dos principais membros do grupo  expressionista «Nova Objectividade», juntamente com Max Beckmann e Otto Dix (pintores já com honras de publicação neste espaço Amigos d’Arte).  George Grosz faleceu em Berlim, a 6 de Julho de 1959.
Poet'anarquista
George Grosz
Pintor Alemão

«Auto-Retrato»
George Grosz
SOBRE O ARTISTA…

Um dos grandes artistas da Nova Objetividade/Neue Sachlichkeit, terceira manifestação do Expressionismo Alemão.  

Desenhista, escritor e pintor, estudou na Academia de Belas Artes de Dresden de 1909 a 1911; logo em seguida, de 1911 a 1913, estudou na Escola de Artes de Berlim e no ano seguinte trabalhou no Ateliê Colarossi em Paris, completando os seus estudos em 1916.

Aderiu ao partido comunista e ao Club DADA fundado em Berlim, que era formado por Jef Golyscheff, Raoul Hausmann e Wieland Herzfeld. Participou na fundação da Nova Objetividade/Neue Sachlichkeit, na exposição de 1923.

Perseguido na Alemanha devido ao conteúdo crítico-satírico de suas obras, mudou-se para Nova Iorque, pelo ano de 1932. Passados vinte e seis anos de residência nos Estados Unidos, decidiu voltar a Berlim. 
As obras de Grosz dividem-se em duas fases: uma expressionista-satírica e outra de descrença quanto ao poder de transformação da ordem simbólica de algum sistema económico ou político pela arte, caracterizada pelas naturezas-mortas, paisagens urbanas e visões das catástrofes da guerra. 

Os seus primeiros desenhos aparecem em 1915, com alguma influência de Pascin e de Alfred Kubin. 
Trabalhando com Raoul Hausmann e Wieland nas montagens dadaístas, torna-se, em 1923, um expoente dirigente do Nova Objetividade/Neue Sachlichkeit. 

Em 1932, é convidado a lecionar nos Estados Unidos. Devido à Segunda Guerra, o impacto percebido nas artes é de adesão, principalmente na Alemanha, ao Expressionismo e ao Dada.

A arte produzida por Grosz caminhará por esses movimentos, transformando-se em paisagens e naturezas-mortas, fruto de uma atitude cética diante das mudanças da vida.
Fonte: http://www.mac.usp.br/
«O Homem Apaixonado»
George Grosz

«O Investigador de Escândalos»
George Grosz

«Desocupados»
George Grosz

«Caricatura do Poeta Max Herrmann Neisse»
George Grosz

«Suicídio»
George Grosz

«O Sobrevivente»
George Grosz

«Fantasmas»
George Grosz

«O Poço»
George Grosz

«Cain e Hitler no Inferno»
George Grosz


«EXPRESSIONISMO
GEORGE GROSZ

1 comentário: