segunda-feira, 30 de setembro de 2019

OUTROS CONTOS

«Pensamentos», por Manel da Trindade.

«Pensamentos»
Maria Da Consolação

Décimas com dedicatória a Maria Da Consolação...

(Um beijjo especial para ela!)

Do mote apresentado, só o primeiro verso é de minha autoria, 
sendo os três restantes do enorme poeta português Fernando Pessoa.

Perdido em pensamentos
«Eu tenho ideias e razões,
Conheço a cor dos argumentos
E nunca chego aos corações.»

1443- «PENSAMENTOS»

Fico por vezes no estado
De profunda introspecção,
A encontrar explicação
Para o que tenho pensado.
Quase sempre inconformado
Com estranhos sentimentos,
Aproveito esses momentos
Como reflexão interior…
Dou por mim a posterior
Perdido em pensamentos.

O conceito de justiça,
Da verdade e transparência,
Não me pesam na consciência
Se neles creio com premissa.
A inteligência insubmissa
Não se alimenta d’ ilusões,
Há que tomar decisões
Nada, pois, deves temer…
Doa então a quem doer,
«Eu tenho ideias e razões.»

Mente que seja aberta
Facilita haver diálogo…
P’ra razão não há catálogo,
Nem uma morada certa.
A discussão cedo aperta
Na busca de conhecimentos,
Se há desentendimentos
É sinal que não estás sozinho…
Digo eu p’ra meu vizinho,
«Conheço a cor dos argumentos.»

Pode dar-se por perdido
Muito tempo a magicar…
Não me estou a desculpar,
O assunto está resolvido.
Se o pensar é interrompido
Com sábias opiniões,
Daí devo extrair ilações
Que eu ache necessárias…
Já experimentei de formas várias,
«E nunca chego aos corações!»

Manel da Trindade

Sem comentários: