quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

DESENHO DE JACQUES LIPCHITZ

Couple ed Enfant
Desenho de Jacques Lipchitz

Texto enviado por Oriovaldo Campos Mello-Martins Pinto, possuidor do desenho que hoje se publica no Poet'anarquista, 'Couple ed Enfant'.

«O conhecimento através desse blog sobre a história de um desenho do escultor cubista lituano-franco-americano Jacques Lipchtiz, publicado no dia 22 de agosto de 2012, foi uma notícia alvissareira por pelo menos dois bons motivos.

Primeiramente por se tratar de um artista lituano de nascimento. A comunidade lituana em São Paulo é significativa e importante, sendo a segunda no mundo, só perdendo para a comunidade lituana de Chicago, nos Estados Unidos. Dela se originam, por exemplo, Lasar Segall, o grande mestre modernista.

Em segundo lugar, a rua Guadelupe, morada deste desenho por longos 32 anos, fica a apenas 600 metros do edifício Guadelupe, local onde se encontra outro desenho de Lipchtiz, de 31x 23 cm, Couple ed Enfant ou, em inglês, Couple and Newborn Child, tendo sido este desenho base para uma série de água-forte com tiragem de 65 exemplares.

O aumento da presença em São Paulo de obras desse importante artista cubista que teve o privilégio de ter sido amigo e mais, de ter sido retratado por Modigliani, é sem dúvida uma notícia que nobilita, ainda mais, as artes visuais em terras paulistas.»

Oriovaldo Campos Mello-Martins Pinto

Sem comentários: