terça-feira, 25 de maio de 2010

41 Anos Depois...

Carlos Santana actua hoje no Pavilhão Atlântico em Lisboa, 25 de Maio de 2010, 41 anos depois de um concerto memorável pela paz, e contra uma guerra injusta em que muitos Americanos perderam a vida. O festival Woodstock, como expoente máximo de uma geração, mostrou ao mundo uma nova forma de luta, onde a música e as palavras se fizeram ouvir mais alto. Em 1973, com uma forte oposição e divisão na sociedade Americana, celebram-se os Acordos de Paz em Paris e as tropas norte-americanas retiram do Vietname. Fica para a história o contributo pela paz e a grande lição que Woodstock deu ao mundo, em particular ao poder Americano.
Poet'anarquista

BIOGRAFIA/ CARLOS SANTANA
Nascido a 20 de julho de 1947, Carlos Santana é um famoso guitarrista de rock e pop, nascido na cidade de Autlán de Navarro, México. Tornou-se famoso na década de 1960 com a banda Santana.
O pai de Carlos Santana era um violinista de mariachi, e o jovem Carlos inicialmente aprendeu o violino, porém mudou para a guitarra quando tinha 8 anos de idade. Depois da família se ter mudado para Tijuana, Santana começou a tocar em clubes e bares. Ele ficou em Tijuana quando a sua família decidiu mudar para São Francisco, porém logo se juntou a eles. Em 1966 ele ajudou a formar a Santana Blues Band, nome posteriormente encurtado para Santana. A banda começou a tocar no Fillmore West Auditorium, onde muitas das grandes bandas de São Francisco começaram. A primeira gravação de Santana foi The Live Adventures of Mike Bloomfield and Al Kooper com Al Kooper e Mike Bloomfield.Depois de assinar com a Columbia Records, Santana lançou um álbum auto-intitulado Santana. O grupo consistia, na época em: Carlos Santana (guitarra), Gregg Rolie (teclado e vocais), David Brown (baixo), Michael Shrieve (bateria), Jose Areas e Michael Carabello (percussão). Na turnê que fizeram para divulgar o álbum (que incluía os sucessos Jingo e Evil Ways), a banda tocou no Festival de Woodstock. A apresentação aumentou enormemente a popularidade de Santana. Santana tornou-se um grande sucesso, tal como o álbum Abraxas, de 1970 (destacando a música Oye Como Va) e Santana III, de 1971. Em seguida, a formação original do Santana desfez-se. Gregg Rolie tornou-se um dos fundadores da banda Journey.Carlos Santana manteve o nome e utilizou diversos músicos diferentes para continuar a turnê pelo país, lançando vários álbuns. Durante este período, Carlos adoptou o nome “Devadip”, dado a ele pelo líder espiritual Sri Chinmoy. Vários álbuns foram lançados nas décadas de 1970 e 1980, incluindo colaborações com Willie Nelson, Herbie Hancock, Jones, Wayne Shorter, Ron Carter e The Fabulous Thunderbirds. Em 1991, Santana apareceu como convidado no álbum “Solo Para Ti”, de Ottmar Liebert, nas músicas Reaching Out 2 U e numa versão da sua música Samba Pa Ti. Carlos Santana foi incluído no “Hall da Fama do Rock and Roll” em 1998.Carlos Santana lançou em 1999 o álbum Supernatural, que teve as participações de Rob Thomas, Eric Clapton e Lauryn Hill, ganhando prêmios Grammy em nove categorias, no ano seguinte, igualando um record histórico que somente Michael Jackson detinha. Atualmente Carlos Santana é dos músicos mais conhecidos e aclamados em todo o mundo. Santana custuma usar guitarras PRS cor vermelha.



Foi aclamado pela revista “Rolling Stone” como o 15º melhor guitarrista do mundo de todos os tempos.
Além de ser considerado como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, desde o álbum Supernatural que as suas parcerias são aclamadas no mundo artístico, sendo que os seus álbuns mais recentes são os melhores exemplos.
Entre os artistas convidados por Santana destacam-se:Steven Tyler, Kirk Hammet, Rob Thomas, Michelle Branch, Eric Clapton, Dido, The Wreckers, Joss Stone, Alex Band, Seal, Will.I.Am, Mary J. Blige, Sean Paul, Shakira, Chad Kroeger, entre outros.
Desde o início deste tipo de parcerias, Carlos Santana já recebeu 10 prêmios Grammy.


DISCOGRAFIA

5 comentários:

Anónimo disse...

Soul Sacrifice Instrumental... FENOMENAL!

Sempre a abanar o capacete, mas que grande bomba musical!!!

João

Anónimo disse...

Sem dúvida um guitarrista de eleição!
Gostei muito da publicação e do vídeo, mesmo na hora H...
... VIVA SANTANA!

Maria

Anónimo disse...

Estive no Pavilhão Atlântico. As músicas mais velhinhas continuam a ser as que me fazem vibrar. "Europa" ao rubro!!!!

Anónimo disse...

Acabei de ouvir o vídeo que o poet'anarquista publicou. Todos os instrumentos em conjunto e também cada um por si. É uma delícia, o corpo mexe e nem se dá por isso. No vídeo uma rapariga ao som dos acordes dança muito bem. Música e músicos 5***** estrelas!!!

Anónimo disse...

41 anos depois e a "GUITARRA" continua a tocar... VIVA SANTANA!!!