sexta-feira, 29 de outubro de 2010

JOANA E A MARAVILHOSA PEÇA DE BARRO

                             O GATO                                             OFICINA DA CRIANÇA
Montemor-o-Novo

Peça em barro feita pela Joana

OFICINA DA CRIANÇA

Em 1981 foi criada, por iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, a Oficina da Criança, que tem como objectivo principal valorizar o tempo livre das crianças através de dinâmicas sócio educativas que proporcionem o desenvolvimento da criatividade, promovendo o bem estar das Crianças, criando-lhes Referências e desenvolvendo num clima de afectividade a sua personalidade.

De porta aberta todas as crianças de Montemor-o-Novo procuram e desenvolvem os seus pequenos grandes projectos do Brincar, através de vários ateliers - na Olaria modelam o barro, pintam azulejos; constroem carros, barcos, raquetes de ping-pong na carpintaria. Cozem, Bordam ou aprendem a tecer. Pintam descobrindo emoções e recreando a imaginação. Aprendem a combinar os alimentos nos cursos de culinária. São as novas propostas para a necessidade de continuar as brincadeiras da rua e do pátio da escola.
 
Porque a oficina é para brincar e as actividades lúdicas são estimuladas na nossa ludoteca... e esta nossa ludoteca é um espaço tão misterioso, que nos convida ao encontro com as nossas fragilidades do crescer e do aprender. Este é o jogo saudável de ser jogado, o jogo com os outros onde a meta é respeitar a regra e onde se desenvolve a auto estima e se aprende na socialização a respeitar a individualidade de cada um.
 
Canalizamos toda a vitalidade das crianças enquanto brincam para a aprendizagem dos valores da solidariedade, da tolerância e da compreensão entre os povos.
 
Em tempo de férias, a realização de colónias de férias, passeios ou idas á praia é a possibilidade das crianças contactarem com a natureza e com outros meios, quebrando as rotinas, experimentando a vivência de grupo, e enriquecendo o conhecimento.
 
Partilhamos o espaço com a comunidade escolar através dos projectos educativos construídos em dinâmicas de parceria onde as actividades de Expressão Plástica são valorizadas contribuindo desta forma para o enriquecimento da comunidade educativa.

A Oficina da Criança funciona na cave do Cine Teatro Curvo Semedo de Segunda a Sexta (entre as 9h e as 18h) sendo múltiplas as actividades que proporciona aos mais novos.
Fonte: CMMontemor-o-Novo 

3 comentários:

Camões disse...

Muitos parabéns Joana, és uma artista na arte de moldar o barro...

O gato está sensacional!

Cabé

Anónimo disse...

Para quando no Alandroal a oficina da criança?

Anónimo disse...

Parabéns à artista Joana, por ter
moldado uma peça tão bonita!

O teu gatinho está o MÁXIMO!!!
Continua porque tens muito jeito!!!

Felicito igualmente a Câmara Municipal de Montemor pela Brilhante iniciativa de criar a "Oficina da Criança".

Por breves momentos, recuei à minha
infância (anos 50) e recordei com
muita saudade os brinquedos de Barro com que me deliciei a brincar
quando era menina!...
Esses mesmos brinquedos eram comprados a um "Louceiro" do Redondo, de seu nome, Sebastião.

Muito obrigada.

Uma Alandroalense (L...)