sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PINTURA - RENOIR

Pierre-Auguste Renoir foi um célebre pintor francês e um dos mais importantes do movimento impressionista.  A  obra extraordinária que nos deixou é de uma sensualidade notável a todos os títulos, onde a elegância do movimento artístico europeu (o rococó) tem uma enorme influência. Renoir nasceu em Limoges,França, a 25 de Fevereiro de 1841 e veio a falecer em Cagnes-sur-Mer, a 3 de Dezembro de 1919.
Poet'anarquista
Pierre-Auguste Renoir
Pintor Francês
BIOGRAFIA
25/2/1841, Limoges, França
3/12/1919, Cagnes, França


"A dor passa, mas a beleza permanece", disse Renoir, um dos maiores pintores impressionistas, mestre em fixar nas suas telas a luz, o brilho e a beleza das coisas.

Pierre-Auguste Renoir nasceu em família modesta. Em 1845, a família mudou-se para Paris, mas regressaria a Limoges três anos depois.

Em 1855, Renoir, com o intuito de adquirir um ofício, foi aprender decoração de porcelana e trabalhar no próprio ateliê onde estudava. Três anos depois, começou a pintar estampas em tecidos.

Em 1862, mudou-se para Paris e foi admitido na École des Beaux-Arts. Passou a visitar regularmente o Museu do Louvre e começou a estagiar no ateliê do pintor suíço Charles Gleyre.

Em 1866, inscreveu o seu quadro "A Hospedaria da Mãe Anthony" no Salão Oficial das Artes, mas foi rejeitado. Dois anos depois, o salão aceitou a tela "Lise". Mesmo assim, o impressionismo, o novo estilo que Renoir adotara, ainda não era uma forma de arte aceite pela crítica. Por isso, Renoir e seus companheiros planearam organizar uma exposição de arte impressionista.

Mas, em 1870, com a invasão prussiana da França, Renoir foi convocado, participando na guerra como soldado.

Em 1874, Renoir e outros artistas (como Manet, Degas e Pissarro) organizaram finalmente a exposição dos impressionistas.

Realizou-se no estúdio do famoso fotógrafo Nadar. Embora rejeitada pelos críticos, a exposição seria repetida em 1876, 1877 e 1879.

Durante esses anos, Renoir foi ficando famoso. Em 1880, casou com a sua modelo Aline Charigot (teriam dois filhos, Pierre e Jean). No ano seguinte, pintou "Rosa e Azul", o célebre "quadro das duas meninas" que hoje está no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em 1882, viajou para Itália com o propósito de continuar os seus estudos.

Em 1892, obteve reconhecimento oficial para a pintura impressionista: um quadro seu foi adquirido pelo governo francês.

Num acidente de bicicleta, em 1897, quebrou o braço. Dois anos depois, foi acometido de reumatismo, passando a ter problemas de mobilidade.

Em 1904, quando já era admirado em toda a Europa, organizou-se uma grande retrospectiva da sua obra. No ano seguinte, Renoir mudou-se para Cagnes, em busca de clima mais saudável.

Oito anos depois, as dificuldades de saúde obrigaram-no a pintar sentado e amarrar os pincéis aos dedos.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914), teve os seus dois filhos convocados, que seriam feridos. Durante a guerra, também perdeu a esposa, Aline.

Em 1919, Renoir finalmente viu suas obras serem aceites no Louvre. Em dezembro daquele ano, morreu na sua casa de Cagnes, aos 78 anos.
Fonte: UOL Educação
«Auto-Retrato»
Renoir

«A Parisiense»
Renoir

«A Ponte das Artes, Paris»
Renoir

«Diana»
Renoir


«Mulher de Argel»
Renoir

 «Palhaço»
Renoir

«Ponte Nova, Paris»
Renoir


«Pousada da Mãe Antónia»
Renoir

«PINTURA IMPRESSIONISTA»

PIERRE-AUGUSTE RENOIR

Sem comentários: