sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PINTURA - PIET MONDRIAN

O pintor holandês Pieter Cornelis Mondrian, mais conhecido por Piet Mondrian, nasceu em Amersfoort, a 7 de Março de 1872. Começou a sua carreira artística sob a influência do impressionismo, em seguida fez o seu percurso pelo cubismo e mais tarde viria a afirmar-se como um pintor modernista. Fez parte do movimento artístico conhecido como neoplasticismo. Mondrian faleceu em Nova Iorque, a 1 de Fevereiro de 1944.
Poet’anarquista
Piet Mondrian
Pintor Holandês

«Auto-Retrato»
Mondrian
SOBRE O PINTOR…

Pintor holandês (7/3/1872-1/2/1944). É o principal teórico do neoplasticismo, que propõe reduzir a arte a funções matemáticas. Nascido em Amersfoort, Pieter Cornelis Mondrian muda-se para Amsterdão em 1892 e estuda pintura na Academia de Belas-Artes.

No começo da carreira adota o estilo impressionista, pintando paisagens, até viajar para Paris, em 1911. Na capital francesa sofre influência do cubismo. Nessa fase produz quadros de natureza-morta ou de catedrais, cada vez mais abstratos, até chegar à série de pinturas de signos de mais e menos, que passa a ser sua única preocupação artística.

Entre 1914 e 1917 faz a série Composições, utilizando apenas o preto, o branco, as cores primárias e os quadriláteros. Deixa Paris em 1938, com a França ameaçada de invasão pelas tropas nazistas. Vive em Londres até 1940, quando vai para Nova York.

Em 1942 e 1943 realiza a série Broadway Boogie-Woogie, em que dá ritmo e expressividade à sucessão de pequenos planos que ganham colorido mais vivo. Sua intenção é reproduzir as luzes da cidade. Morre em Nova York.
Fonte: www.algosobre.br.com/  
«Moinho na Luz Solar»
Mondrian

«Inverno»
Mondrian

«Ao Longo do Amstel»
Mondrian

«Madeira com Faias»
 Mondrian

«Fazenda Geinrust com Árvore Isolada»
Mondrian

«Ruína do Castelo Lentezon Brederode»
  Mondrian

«Árvore Cinza»
Mondrian

«Vida com Vaso de Especiarias»
Mondrian

«IMPRESSIONISMO/CUBISMO/MODERNISMO»
  
PIET MONDRIAN 
      

Sem comentários: