terça-feira, 18 de abril de 2017

OUTROS CONTOS

«Obrei quando o Discurso me Guiava», conto poético por Tomás António Gonzaga.

«Obrei quando o Discurso me Guiava»
Poeta Gonzaga, por João Mafra

1016- «OBREI QUANDO O DISCURSO ME GUIAVA»

Obrei quanto o discurso me guiava, 
Ouvi aos sábios quando errar temia; 
Aos bons no gabinete o peito abria, 
Na rua a todos como iguais tratava. 

Julgando os crimes nunca os votos dava, 
Mais duro, ou pio do que a lei pedia: 
Mas devendo salvar ao justo ria, 
E devendo punir aos réus chorava. 

Não foram, Vila Rica, os meus projetos, 
Meter em ferro cofre cópia de ouro, 
Que farte aos filhos, e que chegue aos netos: 

Outras são as fortunas, que me agouro, 
Ganhei saudades, adquiri afetos, 
Vou fazer destes bens melhor tesouro. 

Tomás António Gonzaga

Sem comentários: