quarta-feira, 14 de junho de 2017

OUTROS CONTOS

«Vassalagem», conto poético por René Char.

«Vassalagem»
Poema de René Char

1038- «VASSALAGEM»

O meu amor vai pelas ruas da cidade. Pouco interessa onde vai neste tempo estilhaçado. Já não é o meu amor, qualquer um lhe pode falar. Já não se lembra; quem o amou de verdade?

O meu amor busca o seu semelhante na promessa dos olhares. O espaço que ele percorre é a minha fidelidade. Desenha a esperança e logo, ligeiro, a rejeita. Prevalece sem precisar de tomar parte.

Vivo no fundo dele como um destroço de felicidade. Sem que ele se aperceba, a minha solidão é o seu tesouro. No grande meridiano em que o seu voo se inscreve,  a minha liberdade
esvazia-o.

O meu amor vai pelas ruas da cidade. Pouco interessa onde vai neste tempo estilhaçado. Já não é o meu amor, qualquer um lhe pode falar. Já não se lembra: quem o amou de verdade, e de longe o alumia para que ele não caia?

René Char

Sem comentários: