sexta-feira, 2 de novembro de 2018

OUTROS CONTOS

«A Bonança», por Manuel Matias.

«A Bonança»
Décimas por Manuel Matias

Mote/ Parceria

1175- «A BONANÇA»

‘Venho de tantas tempestades
Que perdi o medo da chuva’,
Guardo agora em mim saudades
Ao virar na primeira curva!

Glosas

Fui criança irrequieta
Não parava um segundo…
Tinha pressa de ver mundo,
Nem queria dormir a sesta!
Apreciava uma festa
E fazer boas amizades,
Faziam-me as vontades
Para eu estar sossegado,
Quando penso no passado…
Venho de tantas tempestades!!

Depois por outro rumo
Tracei o meu destino…
Já não era um menino,
Deixei de ter aprumo.
Comecei então no fumo
Que me deixava a vista turva,
Bebi muito sumo d’uva
Até me embriagar…
Muitos anos sem parar
Que perdi o medo da chuva!

Desse tempo que passou
Não o dou por perdido,
O tempo que foi vivido
Nunca mais cá voltou.
Se querem saber quem sou
Respondo sem dificuldades,
Não guardo animosidades
Mas tudo hoje é diferente…
Conheci muita gente,
Guardo agora em mim saudades!!

Tantos anos passados vim
A encontrar-te de novo,
A Deus então louvo
Que não te afastes de mim.
Sabes, o amor não tem fim
E ofereci-te uma luva,
Um saiote em contracurva
Como dote de promessa…
Espero que o amor não se esqueça
Ao virar na primeira curva.

Manuel Matias

1 comentário:

Anónimo disse...

De se tirar o chapéu de chuva!