sábado, 21 de setembro de 2013

A ARTE DE CHUCK JONES

O desenhador e cartunista estadunidense Charles Martin Jones, mais conhecido por Chuck Jones nasceu em Spokane, a 21 de Setembro de 1912. Ficou famoso pelo seu trabalho de curta-metragem na série« Looney Tunes» e «Merrie Melodies», no estúdio da Warner Bros. Cartoons. Chuck Jones faleceu em Corona del Mar, a 22 de Fevereiro de 2002.
Poet’anarquista
Chuck Jones
Desenhador e Cartunista Estadunidense

«Auto-Retrato»
Chuck Jones
SOBRE O ARTISTA...

Chuck Jones nasceu como Charles Martin Jones no dia 21 de setembro de 1912, em Washington, EUA e era o quarto filho de Charles Adam e Mabel Jones. Pouco tempo depois do seu nascimento, sua família mudou-se para Los Angeles, na Califórnia. Aos 15 anos de idade deixou a escola secundária e foi para o Instituto de Artes Chouinard e graduou-se em 1931, em plena crise da Grande Depressão.

O seu primeiro emprego como desenhista aconteceu nos estúdios de Ub Iwerks, grande amigo e parceiro de Walt Disney.  Depois passou pelos estúdios de Walter Lantz e Charles B. Mintz. Em 1933 foi para Leon Schlesinger Productions onde passou a trabalhar nos curta-metragens de “Looney Tunes” e “Merrie Melodies” para a Warner Bros.

Durante a década de 30 trabalhou para os diretores Tex Avery e Bob Clampet. O seu primeiro desenho animado dirigido por ele foi “The Night Watchman” em 1938, um desenho animado protagonizado por um gato chamado Sniffles.

No começo Jones foi muito criticado por ter uma linha de desenho muito similar ao de Disney. Entre os anos 40 e 50, Jones produziu um vasto número de animações, que inclusive culminou com um Oscar por melhor curta documental chamado “So Much for So Little”.

Depois não parou mais, criou e produziu inúmeros desenhos animados, filmes e curta-metragem. Na década de 90, com a chegada da Internet criou o personagem Thomas Timberwolf e produziu novos desenhos para esta mídia. Pela sua contribuição na indústria da animação, Chuck Jones teve uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, na 7011 Hollywood Boulevard.

Chuck Jones morreu no dia 22 de fevereiro de 2002, de uma insuficiência cardíaca, em Corona Del Mar, na Califórnia, aos 89 anos de idade. Jones é considerado por quase todos como um maestro da caracterização e coordenação.  Os seus melhores trabalhos contêm um tal nível de refinamento que acabou virando escola para muitos outros animadores.
Fonte: www.tvsinopse.kinghost.net/ 

«Daff Duck - Robin dos Bosques»
Chuck Jones

«Daff Duck & Bugs Bunny»
Chuck Jones

«Foghorn & Miss Prissy»
Chuck Jones

«Tom & Jerry»
Chuck Jones

«Penelope & Pepe le Pew»
Chuck Jones

«Frog»
Chuck Jones

«Witch Hazel»
Chuck Jones

«Bip Bip & Vil Coyote»
Chuck Jones

«MERRIE MELODIES SHOW»

CHUCK JONES

Sem comentários: