quarta-feira, 29 de março de 2017

OUTROS CONTOS

«Último Natal Descrente», por João de Melo.

«Último Natal Descrente»
Ilustração: Afonso Cruz

1004- «ÚLTIMO NATAL DESCRENTE»

Os crentes e confessos de verdade são quase sempre pessoas sumamente perigosas. Acreditam em tudo e mais alguma coisa: nas estações do ano, no novo acordo ortográfico, na Europa unida e até no ministro Paulo Portas. Foram elas, sem margem para dúvidas, que mandaram colocar em todos os mupis de Lisboa um anúncio a uma revista mais ou menos pornográfica (de cujo nome não quero recordar-me) com uma frase irónica, escrita em letra maiúscula: «Eu acredito no Pai Natal». Tanto quanto me recordo, trata-se de um senhor de provecta idade, muito barbado de branco, um tanto barrigudo e com um saco cheio de cães e gatos a pender do ombro. Alegre, bonacheirão, um pouco apalermado -porque só pode ser de um palerma aturar tanta criançada, tanta neve, tanto trenó vindo da Lapónia e manter, ainda assim, toda aquela bonomia de santo presenteiro.

Não sei quem a disse, mas nunca mais esqueci uma frase justa e lapidar, que vai bem com esta moral de Dezembro e com o meu espírito natalício: "Os ricos têm todas as razões para acreditar em Deus. Os pobres limitam-se a crer no papa". Certamente um filósofo. Alemão ou holandês: têm sempre nomes muito difíceis de fixar.

Tudo em nós sobe da infância para a idade, numa ascensão do sonho para o desencanto da verdade e da vida. Lembro-me da primeira prenda de Natal que me deram: um pacotinho de alfarrobas vindas de fora (não existiam nos Açores). Umas vagens quase doces, de uma cor quaresmal imprópria para a época. Não gostei dessa partida do Menino Jesus, e nunca mais voltei a pôr o sapato na chaminé.
Deixei de crer, cortei relações com ele. Mas isso não obstou a que, muitos e muitos anos mais tarde, eu lhe tivesse dedicado um breve conto autobiográfio, Ouro, Incenso e Mirra, escrito a pedido.

Foi lido na televisão e comoveu os olhos da minha mulher até às lágrimas. Um texto pungente de poesia e dos seus contrários; desprovido da fé e dos dogmas da catequese, mas tocado pela espiritualidade do maravilhoso cristão, tal qual o concebemos no Ocidente.

O problema é que, não sendo eu nem pobre nem rico, aquela frase acerca de Deus e do papa não me assenta bem nem com inteira justeza literária. E agora o tempo, o folgado e rijo e impiedoso tempo, corre contra mim. Estou para ser avô de uma menina a quem, um dia, espero vir a contar histórias de Natal que enformem em si o universo do mundo familiar. Esse é desde já um sarilho ou um desafio para mim, e não pequeno, porque é suposto um avô transmitir crenças e histórias com final feliz a uma netinha imanentemente amada que virá em breve ao mundo para me salvar da dor e dos amargores do cepticismo.

Este é, por conseguinte, o último Natal em que não creio (ou não creio nele em sintonia com muitas outras pessoas). No ano que vem, sim, conto estar de regresso e reconvertido ao presépio, à consoada e à obra de caridade dos presentes (mesmo sem subsídio de Natal, graças ao Sr. Gaspar -não o rei Mago, mas aquele lambido das Finanças). Dito o que, venho pedir licença de passagem para o meu último soneto de ateu -à conta das tais alfarrobas, de Deus e de todos os papas e doutores da Igreja.

Prometo desde já ter mais juízo e ser decente para o ano que vem -não vá pensar-se que serei um avô degenerado ou que a minha futura netinha não foi suficientemente desejada também pela fé da família!

João de Melo

Sem comentários: