quinta-feira, 25 de março de 2010

Música com Arte


PINK FLOYD
PINK FLOYD

BIOGRAFIA

Em 1966, três estudantes da Escola Politécnica de Arquitetura de Londres, Roger Waters, Rick Wright e Nick Mason, formaram o Sigma-6. A banda começou a compor e a se desenvolver musicalmente com a entrada de Syd Barret, que havia estudado com Waters na Cambridge High School, junto com David Gilmour, que mais tarde viria a fazer parte da banda. Syd ainda dá a idéia do nome Pink Floyd, que é uma junção dos nomes de dois bluesman: Pink Andrerson e Floyd Council.

Após algumas apresentações e a gravação de um single, a banda consegue assinar um contrato com a EMI. Em 1967, o Pink Flyd começa a gravar o primeiro álbum Piper at Gates of Dawn no lendário estúdio Abbey Road.

Os Beatles gravavam Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band no mesmo local e nos intervalos das gravações, Syd Barret, Roger Waters, Richard Wright e Nick Mason, davam sempre um jeito de espiar o que os mestres estavam fazendo.

Piper at the Gates of Down chamou a atenção da mídia e foi um grande sucesso entre o público, sendo considerado por muitos, o precursor de um estilo de música que passou a ser conhecido como rock progressivo.

Um ano depois de lançarem o seu primeiro álbum, a banda teria que se conformar com uma terrível baixa: a falta de condições mentais de Syd que, por uso excessivo de LSD, não conseguia mais tocar nem cantar normalmente.

Roger Waters lembrou-se do amigo dos tempos de colegial, David Gilmour, que prontamente entrou na banda e ajudou a compor o álbum seguinte: Saucerful of Secrets. Para este disco, Barrett, que foi obrigado a deixar o conjunto, compôs uma verdadeira ode de despedida, "Jugband blues". Daí por diante, Waters e Gilmour passaram a dividir as composições da banda, e o que se viu, foi uma seqüência de bons discos e trilhas sonoras de dois filmes.

A banda já havia se estabilizado na cena musical, mas foi apenas em 1973 que o Pink Floyd se consagrou mundialmente com o lançamento do álbum. Dark Side of the Moon. Esse disco já vendeu até hoje 28 milhões de cópias em todo planeta, e atualmente, quase 20 anos depois, vende uma média de 1 milhão de cópias por ano.

Com tanto sucesso, a responsabilidade da banda aumentou e eles tiveram que se esforçar para produzir trabalhos que, pelo menos se aproximassem de The Dark Side of the Moon. Em 1975 gravaram e produziramWish You Were Here. O disco foi recebido com frieza pela crítica, e só ganhou a importância merecida anos depois.

Em 1977, é lançado Animals que marca o início de um predomínio de Roger Waters sobre os outros músicos. O disco é baseado na obra de George Orwell "A Revolução dos Bichos" que retrata as contradições e injustiças da sociedade capitalista. No disco The Wall, gravado em 1979, Roger Waters exorcizou todos os seus demônios em faixas que remetem a sua infância e todas as paranóias que a sociedade incutiu em sua mente. A profundidade deste trabalho chamou a atenção do diretor Alan Parker, que produziu um filme homônimo em 1982, causando muita polêmica.

Como Waters monopolizou o grupo em torno de suas posições e delírios, Gilmour pulou fora e, o que se deu depois, foi uma parada de quatro anos sem nenhum disco. Em 1983, é lançado o álbum The Final Cut. Waters havia despedido Rick Wright e criado todo o conceito e as músicas, além de ter gravado os vocais. O álbum na realidade deveria ser um trabalho solo, mas a gravadora achou que seria mais lucrativo lança-lo sob a marca "Pink Floyd".

As constantes brigas entre os componentes restantes, levaram Roger Waters em 1986 a anunciar o fim do Pink Floyd. Seguiu-se então uma longa batalha judicial entre os advogados de Roger Waters e David Gilmour pela posse do nome do grupo. Gilmour levou a melhor e Rick Wright foi trazido de volta e em 1987.

No mesmo ano, lançam o álbum A Momentary Lapse Of Reason que foi premiadíssimo e trouxe de volta os velhos fãs da banda. A receptividade fez com que os dinossauros voltassem para a estrada, se apresentando em shows que encantaram platéias do mundo todo e que abusavam da pirotecnia e da mais alta tecnologia, tanto no som, como no visual do palco.

Em 1994, a banda grava The Divison Bell. Esse álbum também fez muito sucesso, pois trazia grandes canções no melhor estilo do Pink Floyd. No ano seguinte, é lançado o álbum duplo, ao vivo, Pulse, que além de conter os maiores sucessos de toda a carreira da banda, trazia a idéia do conceito visual que o Pink Floyd utilizava em seus shows na embalagem do CD.

Em 2001, a coletânea dupla Echoes é lançada trazendo os maiores sucessos do grupo e dois anos depois, uma nova versão de The Dark Side of The Moon é editada em formato digital 5.1, comemorando 30 anos da data de lançamento original do clássico. No mesmo ano, os fãs do grupo ganharam uma versão do disco em DVD trazendo a história da criação do álbum de 1973, através de entrevistas com os quatro membros da banda. A compilação reúne ainda imagens raras de arquivo e algumas surpresas. Final Cut, de 1982, foi relançado no mercado em 2004, trazendo além das 13 faixas originais, a inédita "When the tigers broke free". O disco teve produção de James Guthrie, Michael Kamen e de Roger Waters. Com o anúncio de uma segunda edição do Festival Live Aid, em julho de 2005, o público pode conferir uma volta triunfal do Pink Floyd aos palcos.

Discografia

  • 1967 - The Piper at The Gates of Dawn
  • 1968 - A Saucerful of Secrets
  • 1969 - More (trilha sonora)
  • 1970 - Ummagumma
  • 1970 - Atom Heart Mother
  • 1971 - Relics
  • 1971 - Meddle
  • 1972 - Obscured by Clouds (trilha sonora)
  • 1973 - Dark Side of the Moon
  • 1974 - A Nice Pair
  • 1975 - Wish you Where Here
  • 1977 - Animals
  • 1979 - The Wall
  • 1981 - A Collection of Great Dance Songs
  • 1983 - The Final Cut
  • 1987 - A Momentary Lapse of Reason
  • 1989 - Delicate Sound of Thunder (ao vivo)
  • 1993 - Shine On
  • 1994 - The Division Bell
  • 1995 - Pulse (ao vivo)
  • 2001 - Echoes: The Best of Pink Floyd
  • 2003 - The Dark Side of the Moon 30th Anniversary
  • 2003 - The Dark Side Of The Moon (DVD)

Site oficial

www.pinkfloyd.com

Música Com Arte

3 comentários:

Anónimo disse...

Grandes músicos!

Anónimo disse...

Além de bom gosto em poesia, bom gosto musical. Pink Floyd foram sem sombra de duvida um expoente máximo na música da geração dos anos 70 e 80.

Anónimo disse...

Grande banda, magnífico disco e muito bom gosto nesta publicação musical.