sexta-feira, 9 de julho de 2010

30 ANOS DEPOIS...

VINICIUS DE MORAES- 1913/1980
 Poeta, diplomata, músico e boêmio

Especial relembra Vinicius de Moraes

Faz hoje, dia 30 de Julho de 2010, exactamente 30 anos da morte de Vinicius de Moraes. E para sublinhar a data, o Galeria, da Rádio Cultura Brasil (AM 1200), leva ao ar na própria sexta-feira (9/7), das 7h às 11h, um especial em homenagem ao poeta e compositor. Quem quiser ouvir o programa pela internet, basta acessar o portal Cultura Brasil (www.culturabrasil.com.br) e clicar na ferramenta Controle Remoto, localizada no topo da página principal.

A atração revela histórias pouco conhecidas do dia-a-dia do artista contadas pela cantora Miúcha e pela última mulher de Vinicius, a empresária e produtora de figuras carimbadas da música brasileira Gilda Mattoso. Já Fred Rossi, empresário do compositor entre 1974 e 1980, fala sobre os bastidores de shows, a relação do músico com o trabalho e a emocionante serenata realizada por jovens de uma pequena cidade que contou com a participação do poetinha da janela do hotel. Ambos recordam muitas peculiaridades do artista, como a predileção que tinha pela sua banheira.

O especial ainda recupera depoimentos do homenageado e apresenta uma seleção musical com as suas históricas, e parcerias com Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.

A participação do público também ganha espaço nessa edição com o quadro Minha Galeria Especial, que vai destacar três histórias de ouvintes relacionadas a temas do poeta.

E no portal Cultura Brasil, uma playlist com os parceiros menos frequentes de Vinicius, como Chico Buarque e Adoniran Barbosa.

POESIA

A morte

A morte vem de longe
Do fundo dos céus
Vem para os meus olhos
Virá para os teus
Desce das estrelas
Das brancas estrelas
As loucas estrelas
Trânsfugas de Deus
Chega impressentida
Nunca inesperada
Ela que é na vida
A grande esperada!
A desesperada
Do amor fratricida
Dos homens, ai! dos homens
Que matam a morte
Por medo da vida.

Vinícius de Moraes

Samba de Orly - Toquinho & Vinícius

3 comentários:

Anónimo disse...

O REI DA BOSSA NOVA!

Camões disse...

Poesia extraordinária "A Morte", coincidência ou não escrevi no passado dia 07-07-2010 uma poesia sobre o mesmo tema. Logo no dia sete, o meu número talismã!

Anónimo disse...

Grande dupla brasilira Toquinho e Vinicius!