terça-feira, 10 de agosto de 2010

10 de Agosto de 1793

Em 1699, os artistas membros da Academia real de Pintura e de Escultura (fundada em 1648) expõem, pela primeira vez, na Grande Galeria do Palácio do Louvre, em Paris. Com a abertura, em 10 de Agosto de 1793, do Museu Central das Artes, nas instalações do Palácio do Louvre, este passa a acolher, em permanência, as mais variadas obras de arte, constituindo a génese do actual Museu do Louvre.
Fonte: O Leme 

MUSEU DO LOUVRE
10 Agosto 2010/ 10 Agosto 1793

217 ANOS AO SERVIÇO DA CULTURA

O Museu do Louvre (Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).

É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente.

O Louvre é gerido pelo estado francês através da Réunion des Musées Nationaux.

É sem dúvida o museu mais visitado do mundo, em 2007 teve 8,3 milhões de visitantes, em 2009 com 8,5 milhões.
Fonte: Wikipédia
 

2 comentários:

Anónimo disse...

POETA:

Mais ums vez fomos brindados com um "DELICIOSO MENU"!
É sempre um prazer fazer uma visita
ao seu BLOGUE!
Temas interessantes e que nos prendem de verdade!
Muito obrigada por isso!

Uma Alandroalense

Anónimo disse...

JÁ VISITEI É SIMPLESMENTE GRANDIOSO!