quarta-feira, 27 de junho de 2012

PINTURA - GIORGIO VASARI

O pintor e arquiteto italiano Giorgio Vasari, nasceu em Arezzo a 30 de Julho de 1511. Ficou principalmente conhecido pelas excelentes biografias de artistas italianos, que veio a editar na sua obra com o título «Vidas». Giorgio Vasari faleceu em Florença, a 27 de Junho de 1574.
Poet’anarquista 
Giorgio Vasari
                                                                  Pintor Italiano                                                          

«Auto-Retrato»
Giorgio Vasari
SOBRE O ARTISTA...

Giorgio Vasari (Arezzo, Itália, 1511-Florença, 1574) foi um pintor, arquiteto e biógrafo italiano. Personalidade marcante do seu tempo, recebeu avultadas e importantes comissões. No entanto, ao longo do tempo, as suas práticas foram amplamente ofuscadas pelo trabalho que desenvolveu como teórico, especialmente em biografias das principais figuras do Renascimento italiano.

Em 1550 publicou a primeira edição do seu «Vidas», onde deu a conhecer excelentes arquitetos, pintores e escultores italianos. Em 1568 apareceu uma segunda edição muito ampliada da obra, conhecida simplesmente como «Vida», um documento único para a compreensão do período artístico referido e, ao mesmo tempo, um trabalho agradável, escrito com facilidade e pontilhado com numerosas anedotas.

Juízos artísticos não paravam de pôr em causa a validade da sua obra. Foi muito criticado por considerar a Idade Média como um período de decadência e concepção artística da arte, tendo como único objectivo a imitação perfeita da natureza.

Como arquiteto,  a sua principal obra foi o «Palácio dos Uffizi», em Florença, construção de um classicismo simétrico e grande elegância. As suas muitas realizações como pintor foram resistindo ao passar do tempo, mas hoje são consideradas artificias e desprovidas de verdadeira genialidade.

Pintou os afrescos do grande salão do «Palácio da Chancelaria», em Roma (exaltação da vida do Papa Paulo III ) e alguns dos afrescos decorativos no «Palácio Vecchio», em Florença. Foi também um grande colecionador de desenhos, alguns dos quais serviram para fazer julgamentos artísticos, que incluiu na obra «Vidas».
Fonte: infobiografias.com
 «Vulcão na Forja»
Giorgio Vasari

«Mutilação de Úrano por Neptuno»
Giorgio Vasari

«Recreação»
Giorgio Vasari

«Tomada de Pisa»
Giorgio Vasari

«A Pintura»
Giorgio Vasari

«Sala de Clemente VII»
Giorgio Vasari

«Lorenzo de Medici»
Giorgio Vasari

«RENASCIMENTO»

GIORGIO VASARI

1 comentário:

Anónimo disse...

MAGNÍFICO!