sexta-feira, 1 de junho de 2012

POETAS DO CONCELHO D' ALANDROAL

XXVIII DÉCIMAS

O poeta popular Miguel Manuel Leitão, mais conhecido por «Lampo», nasceu nas Hortinhas, freguesia de São Pedro de Terena do concelho de Alandroal, a 2 de Abril de 1927. Trabalhador rural de profissão, começou a fazer poesia quando tinha 15 anos. São esta semana de sua autoria as décimas populares do livro «Cantadores de Alegrias, Mágoas e Mangações», editado pela Câmara Municipal de Alandroal no ano de 1993.
Poet'anarquista
Miguel Manuel Leitão (Lampo)
Poeta Popular

MOTE

Noutros tempos em que eu bebia
Bebia e bebia bem
Chorava, cantava e ria
Não ofendia ninguém.

Glosas

Eu ia a festas e feiras
Muita gente acompanhei
Muitas vezes até fiquei
Por lá as noites inteiras.
Com anedotas porreiras
Toda a malta se divertia
Tudo gostava e tudo ouvia
As peixadas do Balhão,
Assim se passava um bom serão
Noutros tempos em que eu bebia.

Passei muitas missadelas
Com o Bico e o José Ramalho
Mas nunca faltei ao trabalho
Lá por causa das pielas.
Sem me suster nas canelas
É mal que o álcool tem
Copo vai e copo vem
Na boa disposição,
Eu bebia um garrafão
Bebia e bebia bem.

Domingos e carnavais
Bastante ao chito* joguei
Muitas vezes me engrossei
Com o jogo até demais.
Eu com amigos iguais
Para mim era uma alegria
Se o meu adversário perdia
Pagava mais um copinho,
Com os efeitos do vinho
Chorava, cantava e ria.

Era sempre convidado
P'ra matanças e petisqueiras
Apanhei muitas bebedeiras
Fui sempre um homem delicado.
Entrava em todo o lado
Sempre me trataram bem
Às vezes diziam porém
O Lampo é de elogiar,
Mangava e sabia mangar**
Não ofendia ninguém.

Miguel Leitão (Lampo)
  *Jogo popular
**Brincar

Sem comentários: