segunda-feira, 7 de maio de 2018

OUTROS CONTOS

«A Pele do Bombo», por Aquilino Ribeiro.

«A Pele do Bombo»
Conto de Aquilino Ribeiro

1145- «A PELE DO BOMBO» 

Anos e anos a carretar leite, vila vai, vila vem, aborridos seus olhos de andar a rastos pela invariável fita do caminho, o cavalo do Cleto arriou. Era lento e preso da marcha, como se o arcabouço deprimido empreendesse fundir-­se no repouso aliciador da terra. 

Tinham­-lhe nascido alifates nos tendões e nas jogas, e com a gangrena das suas mataduras embebedavam-se as moscas de dez aldeias. À sobreposse, lá continuava a fazer a romaria cotidiana, saindo da loja com o cantar matutino dos galos, para volver quando os bois remoíam nos estábulos a erva dos pastos. 

Descansava então umas horas num sono quebrantado de pesadelos, em que havia guerras de cavalos e precipícios a atravessar com cargas descomunais. 

Os próprios jericos maviosos eram mais lestos do que ele. E, de vê-lo assim ronceiro, o dono não parava de o espertar com a chibata ou tirar-­lhe pela cadenilha bramando: 

–Arre! Não deixarás as rezas para a loja, excomungado!?

Uma manhã, afinal, que os cântaros cheios pediam besta de fôlego, deu com a carga no chão. 

O Cleto, ao ver o leite vertido, saltou nele às arrochadas. Bateu, bateu até lhe doer o braço e lascar o pau. Mas o cavalo, por mais esforços que fizesse, soltando roncos e escabujando, não conseguiu firmar­-se nos curvilhões. 

Puxou-o o Cleto pela cabeçada, pelo rabo, pelas orelhas: ele fincou os cascos, lavrou mais de uma vez o solo, e desfalecido, inerte, abateu para o lado, a dentuça em arreganho a filtrar uma baba sanguinolenta. Patinhando na terra empapaçada de leite, decidiu­ ­se o Cleto a desaparelhá-lo. Ao barulho daslatas, os pastores assomaram pelos barrocais, e gritou­-lhes: 

– Botai aqui a mão, rapazes! 

Acudiram daqui, dalém, com a gaita no surrão e a cacheira no ar; e uns pela rabadilha, outros pela samarra, puseram o cavalo em pé. O Cleto animou-o, e reajustando o aparelho e tampando os potes, tangeu-­o com brando jeito: 

– Anda lá ... anda, alminha do Senhor! 

Entesando-se, todas as energias crispadas no arranco, começou o cavalo a andar. Mas o seu passo era titubeante, aos torcilhões, tem­-te­ não ­caias. – Vai a ensaiar o sarambeque – disse um pastor. 

– Não bota à vila! – sentenciou outro em tom de reprimenda ao gracioso. 

O Cleto engalfinhou­-lhe os dedos pelas clinas a ampará­lo. Mas breve as pernas lhe fraquejaram, sacudidas de tremor, e ajoelhando com brusquidão desabou para a banda, desamparado, como se o estatelasse um raio. O Cleto sovou­o a pontapés, arrepelando-­se e chamando­-se um desinfeliz da sorte. 

– Vá por besta, tio Cleto! – aconselhou um dos rapazes. 

Tentou ainda pô-­lo em pé, ora à força de catanada, ou com vozes de incitamento. Mas o animal nem buliu, de olhos esgazeados, perdidos num horizonte de bruma. 

O Cleto deu-lhe um último trompaço na morca e, a praguejar, tirou-­lhe a carga. E tornou esbaforido à aldeia em cata duma jumenta, deixando-o rodeado de cães que, língua desembainhada, lambiam o leite do chão. 

Quando reapareceu com a azêmola, o cavalo estava sobre os joelhos, e mansamente roía os tojos do caminho. E, movido por um sentimento, não saberia dizer se de utilidade, se de dó, enxotou-­o na direcção do povo à pedrada. Trôpego e triste, espontando as urzes e os fetos novos, encaminhou-se o garrano para o estábulo, e essa noite dormiu­-a a sono solto. 

Manhã cedo, veio o Cleto e, sem dizer bus, tirou a albarda e potes do leite para a rua. De soslaio, o cavalo seguia-­lhe a manobra, à espera dos pontapés, que eram, de costume, o leva-­arriba. Mas, desta feita, o dono entrou e saiu sem lhe tocar. 

Afeito à volubilidade dos homens, não lhe causou o facto estranheza. Sabia que era fado seu marchar, e amenidades da ilusão desaconselhava-­lhas o velho instinto de malhadiço. E voluptuosamente foi-se deixando na cama, que nunca ela era tão doce como de manhãzinha, entre o sossego da noite a extinguir­-se e horas ásperas de caminho a tropicar. 

Estava nesta grata lasseira, ouviu lá fora um zurro.Ouviu­se retumbar uma, duas vezes, perfeitamente zurro jactancioso e optimista de jumento estupidarrão e bem tratado. E, depois duns segundos de casuística, vencido mais que tudo pela curiosidade, ergueu-se e foi espreitar. 

O Cleto aparelhava o asno que de véspera o revezara na jornada para a vila, enquanto Joana lhe ia chegando à boca, meiguiceiramente, uma a uma, molhadinhas de trevo. 

– Grande paparreta! considerou para consigo, roído de inveja ante o glutão, de olhinho gozoso, semicerrado, a retraçar o que lhe davam. Mas aquilo era um autêntico esbulho! Aquele trevo pertencia-lhe, pois não pertencia!? E, saindo fora resolutamente, pregou uma dentada na burra, e apresentou o focinho à mão liberal de Joana. Mas o Cleto descarregou-lhe de mão aberta duas cutiladas nas orelhas, e ele voltou para a loja triste e odiando. 

Moinou à solta todo o santo dia, tosando as febras e giestas dos cômoros, no meio das boieirinhas que andavam ao cibato e não tinham medo dele. E à boca da noite recolheu à cavalariça contente e meio farto. 

Uma vez ainda experimentou o Cleto deitar-lhe a cilha; metade por manha, metade por fraqueza,deitou-se ao chão, e nem a poder de castigo ou de afagos se convenceu a seguir jornada. 

O dono dali em diante passou a largálo todas as manhãs à gandaia, e ele, ainda que sob o despeito de tamanho desprezo, sentiase conformado com a macaca. Livremente ia pastar pelos caminhos e ribanceiras das fontes, mas limitava-se a rondar em volta do povo, que lhe não consentiam os esparavões deitar mais longe. E ao bater das avemarias era certo na loja, folgado, regalado das ervinhas e incensos de Nosso Senhor, menos dorida a pele sobre os ossos. Uma tarde, os garotos correram­no à lapada e teve de dar uma carreira, botar além dos seus domínios, o que era uma violência para as suas pernas zambras e combalidas. 

Quando voltou ao povo, já as vacas badalejavam à manjedoira. 

A loja estava fechada e não se descobria vivalma. 

Depois de descrever umas voltas ao acaso, cismar no meio da rua, volveu à porta da estrebaria e ali quedou muito tempo, cabeça baixa, à espera. Afinal, como ninguém se mostrasse, soltou um relincho, primeiro, rápido e suplicante, a advertir, depois, espaçado e de queixa; por último, um nitrido prolongado e aflitivo que fez chorar na cocheira próxima a égua velha do Senhor Reitor. 

Relinchou, relinchou e, como não lhe valessem, cheio de angústia e de raiva, desatou a escarvar a terra. Ninguém veio. Com a mão esgadanhou à porta, trabucou. Debalde. Já o seu próprio desespero desfalecia quando se apercebeu duns vultos que avançavam. Pelo andar e a estatura reconheceu, de salto, o filho do Cleto e, enristando as orelhas, em voz baixa e agradecida orneou. Mas o velhaco jogou­lhe um pau à cabeça, e foi dormir ao relento, longe dali, transido de pavor e desgostoso com os homens. No dia seguinte, ao sol­pôr, avistou o dono que regressava da vila, escarrapanchado entre os potes e governava a asna pelo cabresto. E saiu-lhe ao encontro, ralado de queixas e de saudades que ele podia ler no desafogo que trasbordava dos seus olhos húmidos. O Cleto deitou­-se abaixo, porventura com receio de algum desatino. E muito cordial coçou­-o e bateu-lhe palmadinhas nas ancas, ao passo que murmurava palavras que não compreendia mas eram mais dolentes que o crepúsculo da tarde nas estradas desertas por longes terras. 

E, reconciliado com o leiteiro, foi até o desenfado de o choutar atrás da burrinha para casa. Nessa noite dormiu como um justo, satisfeito consigo e com o mundo. 

Os tempos foram passando e, porta franca, sangue mais leve, pelagem a rebentar com o Estio, o lázaro começou a rejuvenescer na vida de vagabundo. 

* * * 

Com besta de empréstimo, o Cleto chegava uns dias com o leite azedo, outros tarde e às más horas. Acabou por não haver alma que lhe dispensasse um sendeiro e o leite coalhou nas panelas. Na manhã seguinte, ainda havia estrelas, bateu-­lhe à porta um sujeito, com horsa possante pela rédea, a pedir o rol. Da soleira, estremunhado, o Cleto respingou: 

– Que está para aí a alanzoar, homem? Já lhe disse: está despedido da fábrica. Passe para cá o rol... 

O Cleto protestou; ia comprar o macho do defunto Isidro e o serviço ficava regularizado duma vez para sempre. 

O outro não lhe deu ouvidos e partiu sem a relação a levantar o leite. Chegado ao largo da fonte, puxou do chifre e três vezes buzinou. As mulheres acudiram com as vasilhas à cabeça; e como o Cleto lhes fizera perder um dia, tinha fama de trapaceiro e era um farroupilha, os potes partiram para a vila atestados. O Cleto, entrementes, deitou-­se a falar com o dono da fábrica, o Sr. José da Loba, homenzinho gordanchudo e tatibitate, mas rico e de muita influência eleitoral. Sua senhoria mandou dizer que a resolução era inabalável e deu­lhe umas calças velhas e uma espórtula em dinheiro. Quando o Cleto contou os mal­empregados passos, Joana disse: 

– Amanhã vou lá eu. 

Arreou-­se muito: saia de baeta justa na anca, chambre que era um jardim, chinelinha de verniz no pé, e limpa e escarolada foi. 

– O Sr. José da Loba não está – responderam-­lhe. 

Esbracejando, forçou as portas até chegar ao senhoraço: 

– Então a que vens, Joana ? 

–Ainda mo pergunta? Quero o meu marido nos leites, ouviu? 

– Mas como, rapariga, se ele não tem besta, traz tudo ao deus-­dará? Os fornecedores desertam, estás a ver, descoroçoados os melhores. Raro o dia em que o leite não venha escasso ou se não estrague parte, umas vezes porque chega tarde, outras, eu sei, porque os produtores perderam o respeito e fazem tibornada. Não, assim não pode continuar! 

– Já lhe disse. Se quer o serviço bem feito, empreste-­lhe dinheiro para comprar uma cavalgadura. Não faz favor nenhum. 

– Ora, tu és tola, por mais que me digam!... Mas ouve, mesmo que eu cedesse... ninguém mais lhe quer dar o leite... 

– Cantigas! O que eles são é uma corja de invejosos. Empreste-­lhe você dinheiro e verá. 

– Não, já te disse que não, mulher! Escusas de te matar! 

– Sim? Não o fará, mas diabos me levem se em voz alta não for dizer à Senhora D. Zézinha, a todo o mundo, que você é meu amigo. 

Agarrando­-a pelo braço, empurrou-­a tranquilamente para a porta: 

– Quem te pega? Vai, mulher, vai! 

Soltou-­se o pranto nos olhos de Joana: 

– Quando me cometeu eram sete falinhas doces... 

Em voz terna, acariciado da voluptuosidade das lágrimas, retorquiu: 

– Olha, Joana, eu nunca deixarei de te socorrer; mas lá quanto a readmitir o teu homem, tó ruça! Tenho perdido um dinheirão por causa dele; nem tu imaginas!

O sangue tingia as faces de Joana, apagando-­lhes as rugas de sete ninhadas de filhos. Além de que os seus olhos muito pretos eram sempre bonitos, com o choro veio-­lhe uma expressão nova, quase de donzela, que esbraseou o Loba. 

Passando-­lhe o braço em torno trabalhe. Em voz encatarroada, gemeu: 

– Vamos morrer de fome. 

– Doida... doidona... se soubesses o bem que te quero, não dizias disparates! 

E, encostando a cabeça à dela, beijocou-­a, deixou-­lhe pela nuca, pelas têmporas, uma baba fátua de caracol: 

– Joaninha, tu agora vais a casa da Borralha... hem? Já lá vou ter. 

– Não, hoje não. 

– Hoje, sim! 

– E admite o meu homem? 

– Vai, lá falaremos! 

Joana não perdeu cinco minutos à espera em casa da alcoveta. O Loba chegou a soprar, olhinhos a arder, como sempre que ela descia da Serra, fresca, a cheirar à erva das altitudes, carnes enxutas, apetitosa do seu ventre de vaca lasciva. 

Já tarde, o homem importante, limpando o suor, desdobrava uma nota de cinco mil réis no oleado do toalete. E à pressa, enjoado, despedia-­se: 

– Aqui tens; vai com Deus. Dize ao Anacleto que não o esqueço, mas lá quanto a voltar ao leite escusa de insistir. Adeuzinho! 

Em cima do catre, Joana empurrava para dentro do colete de cordões os odres lassos dos seios. Logo que o Loba saiu, precipitou­-se sobre o dinheiro e escondeu­-o entre o couro e a camisa, contente de poder comprar a sua fornada de pão e talvez uma saia nova de chita. 

Quando chegou à Serra, os gados em procissão entravam no povo. De alma simples e bonacheirona, o Cleto não se admirou ao dar­lhe a mulher conta do recado. Nem mesmo tomou o peso da liberalidade do ricaço, habituado a elas, e de moral amolecida. 

Quanto à despedida irrevogável, da fábrica, encolheu os ombros: 

– Pois que dizia eu?! 

* * * 

Naquela manhã não lhe abriram a porta. Como tivesse fome, depois de relinchar, relinchar até lhe doer a goela, pôs­-se a catar no estrume as paveias e a farfalha dos sargaços. O Cleto trabucava lá fora, e, sentindo-­lhe o manejo, idas e vindas, estava indignado e cheio de ferocidade. 

À tardinha, apareceu finalmente a meter-­lhe a cabeçada, e muito submisso, pelo rabeiro, deixou-­se conduzir atrás. Na rua, Joana deu-­lhe uma côdea de pão e, a passo vagaroso, tomaram os três o caminho do outeiro, onde cresciam escarapetos e outras plantas bravias, e as pegas, pela tarde, se enxergavam em sua saraivada farândola. Havia lá cisternas de minas abandonadas, corcovas do desmonte por entre o urgueiral e, porque sempre se temera de lugares solitários, em sua estranheza perguntava: 

– Que diabo vamos fazer para aqui? 

Joana caminhava ao lado de Cleto, de mão a apanhar a saia, para que não roçasse a lama. E ele lambeu-­lha, balda velha que ganhara ao distingui-­la da manápula bruta do Cleto. 

Desta feita a mão terna e blandiciosa, apenas trémula como nunca, acariciou­-lhe a estrela corrida que muito admirava em si quando se dessedentava nos poceiros. E afagos assim morosos e tristes mais o fizeram desconfiar. 

A chuva lavara o céu e nele os perfumes das giestas e da vela-­luz pareciam andar boiando, não mais voláteis que nimbos brancos, matinais, à flor dum rio. E, trespassado da sensibilidade dos aromas, aspirou e arfou regaladamente, como nos atalhos quietos, quando as maias despejavam sobre ele cestadas de incenso. 

Mas ao passo que ia atrás dos amos, inebriado, sorvendo o ar, ruminava a sua filosofia suspicaz de vagabundo. 

Ao chegar a meio do cabeço, uma poldra passou a correr, veloz, narinas cheias de escuma e clinas ao vento. Corria como um raio, mal tocando a terra e roçando as urzes. E, na peugada, galopava o cavalo branco do moleiro, ridículo, com a carga na barriga, fumegando e arrifando. Homens, de cabeça ao léu e aos gritos corriam-­lhes no encalço. 

Naquele episódio fugitivo evocou o garrano a sua mocidade longínqua. E, apercebendo-­se do desejo impetuoso dos cavalos e da arisca e arrebatada luxúria das éguas, num relincho disse ao grotesco e heróico potro do moleiro: 

– Aí, aí, seu valente, a poldra está mortinha! 

E, em voz rápida, o outro respondeu: 

– Lá vamos, amigo, lá vamos! 

Chegou ao cimo do teso, pensativo e melancólico. Contra uma laja o filho do Cleto amolava um facalhão. E o garrano, que estava ressentido com ele, arreganhou os dentes, ameaçador. 

O rapaz, com um safanão que se perdeu no ar, sacudiu­-o. O Cleto prendeu-­o a um carvalhiço, depois do que lhe vendou os olhos com o lenço. E outra vez fez o seu reparo: 

– Mas que endróminas são estas?!

De repente sentiu um beliscão desagradável no pescoço e uma queimadura, estreita como chicotada, que lhe apanhava a garupa de lés a lés e se perdia por debaixo da pele. E pouco a pouco começou a achar­-se leve, leve como se um pé de vento fosse capaz de o rebalsar pelo espaço num galão vertiginoso. Ao mesmo tempo, por detrás do farrapo vermelho, os seus olhos pareciam ver com diversa claridade. Ali, lá em cima a poldra e o cavalo mordiam-­se num abraço rabioso. 

Também fora pimpão e chibante e a dentada com que ferrava as éguas pelo cachaço tão raivosa era de cio que elas abanavam como um canavial. Desabava sobre elas com a rapidez do nebri, e recordou-­se ... Uma vez rebentara a retranca para saltar na égua aluada dum passageiro que o provocava da argola da taberna com gemidos langorosos. Outra vez fugira para a serra mais a potra do mestre­ferrador e, com meio mundo atrás: 

– Aqui vai o rasto! rincharam além! arreta! aqueibá! – quando os pilharam, ela, e ele, saciados, ripavam placidamente a ervinha duma fonte. 

Na cernelha a torrente tépida lembrava um afago da mão de Joana, que nunca lhe fizera mal. E sentia-­se bem, inundado dum gozo desconhecido, quando lhe faleceram as forças e baqueou. Uma vez em terra, através da venda ofereceu-­se-­lhe um horizonte imprevisto, mais diáfano e arroxeado que certas púrpuras do poente para os lados do mar. Tinha vontade de dormir. Oh, como o chão era macio! Qualquer coisa parecido com asa ou o primeiro arrebol do dia roçava­-lhe a pelagem, suave, suavemente. Joana ergueu-­lhe o lenço dos olhos e por hábito novamente beijou a mão cujas meiguices vinham temperadas de tristeza. O ar, diante dele, era menos que um sopro que não basta para encher os bofes uma vez. Ao longe, para lá dos montes, avistou um corpo afogueado que descia. 

E vagamente interrogou­-se: 

– Será o Sol?

Depois, lembrado da poldra e do garanhão que galopavam para as núpcias ferozes, considerou: 

– É o amor dos cavalos. 

No horizonte, a grande rosa caiu arrastando o ar todo. E às escuras se engolfou no escuro nada. 

* * * 

O Cleto puxou-­lhe por uma perna e logo a seguir pespegou-­lhe um pontapé no bandulho a título piedoso de sondagem. À Joana que chorincava disse: 

– Chorar mas é por uma alma cristã, mulher! Andava a cair de podre. 

– Coitadinho, era um borrego de mansidade. Fartou­-se de andar connosco às cavaleiras e de nos ajudar a ganhar o pão! O José Cleto meteu­-lhe a faca ao tendão. E ela foi pensando nos bons tempos, que não tornam mais, quando, moça e bonita, requestada dos fidalgos, aparecia na vila montada para uma banda no seladoiro nédio do cavalo. 

– Já nem os ciganos lhe pegavam, estava a dar o cadilho – proferiu o Cleto enquanto lhe esticava o pernil para o Zé esfolar. 

– Se o deitamos à margem passava o seu mau quarto de hora com os lobos. Tenho coração, foi melhor assim, De resto, a pele sempre rende uns patacos vendida aos samarreiros ... 

– Já lhe disse! – obtemperou o filho. – A pele é para o bombo. 

– Qual bombo ou qual diabo?!... 

Sim, senhor, para o bombo! De cabra rebentam com duas maçanetadas e este ano a rusga vai à Lapa e queremos-­lhe zurrar. 

Ao ver o ventre imundo do cavalo, esfaqueado por mão inexperiente, Joana foi­-se dali cheia de nojo e anuviada. 

Aquilino Ribeiro 

Sem comentários: