quinta-feira, 10 de junho de 2010

AMIGOS D'ARTE- Pintura


Fez no passado dia 7 de Junho 162 anos do nascimento de Paul Gauguin, grande pintor francês do pós-impressionismo. Poet'anarquista associa-se à efeméride com a publicação da sua biografia e um auto-retrato do artista. O génio Gauguin continua bem vivo nas telas que pintou e que podem ser apreciadas por todos os amigos d'arte em "Olga's Gallery".
Poet'anarquista

Paul Gauguin

(1848-1903)

Auto-Retrato

Pintor francês

Paul Gauguin

7/6/1848, Paris, França
9/5/1903, Ilhas Marquesas, Polinésia francesa


"Quando a tua mão direita estiver hábil, pinta com a esquerda; quando a esquerda ficar hábil, pinta com os pés." Essa frase só poderia ser de Gauguin, um dos principais pintores do pós-impressionismo, que exerceu profunda influência em toda a arte moderna voltada para o exótico e o primitivo.

Eugène-Henri-Paul Gaugin era filho de um jornalista francês e de uma escritora peruana. Viveu em Lima de 1851 a 1855. Aos 17 anos, entrou para a Marinha Mercante, onde permaneceu por cinco anos e teve a oportunidade de visitar o Panamá e o Pacífico. Aos 23 anos, esteve no Brasil, passando um mês no Rio de Janeiro.

Em 1871, Gauguin retornou a Paris e começou a trabalhar como corretor de valores e a pintar nas horas livres. Casou-se com uma dinamarquesa, Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos.

Foi em uma exposição impressionista, em 1874, que confirmou o seu desejo de ser pintor. Logo os seus quadros também começaram a ser aceites em exposições. Pissarro teve um interesse especial pelas suas obras, e apresentou-o a Cézanne.

Em 1883, um colapso económico ajudou na decisão de se tornar um artista a tempo inteiro. Estabeleceu-se em Ruen, com a mulher e os filhos, mas a experiência não deu certo. Mudaram-se então para Copenhagen, terra natal de sua esposa. Na Dinamarca ele não era feliz e retornou sozinho a Paris, em 1885. Instalou-se depois em Pont-Aven, na Bretanha, conhecido reduto de artistas.

Entre 1885 e 1886 encontrou Degas, Charles Laval, Emile Bernard e Van Gogh. Com Laval viajou a Martinica. Após um breve período com Vincent Van Gogh em Arles (1888), Gauguin abandonou cada vez mais a arte imitativa para a expressão com a cor.

Graças ao dinheiro conseguido com uma exposição de seu grupo no café Volpini em Paris, em 1891, partiu para o Taiti, onde pintou o cenário primitivo e luminoso da região, as formas opulentas de suas mulheres e a exuberância tropical. "Duas Mulheres na Praia" foi uma de suas primeiras obras no Taiti.

Dois anos mais tarde, retornou a Paris na esperança das suas telas fazerem sucesso. Frustrado, voltou ao Taiti em 1895. Hospitalizado com freqüência por uma condição sifilítica não diagnosticada, tentou em vão o suicídio em 1898. Em 1901, estabeleceu-se nas Ilhas Marquesas, morrendo dois anos mais tarde.

Fonte: Pedagogia & Comunicação

1 comentário:

Anónimo disse...

GRANDE PINTOR!!!