segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A NOSSA CANDEIA BLOGUE

Poet'anarquista publica o texto do blogue "A Nossa Candeia", uma gentileza da amiga Drª Ana Paula Fitas, sobre "O Direito Fundamental à Saúde e ao Desenvolvimento..."

CENTRO DE SAÚDE 
 ALANDROAL

O DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE E AO DESENVOLVIMENTO...

Por Ana Paula Fitas, 1 de Agosto de 2010

O direito aos cuidados de saúde continua a ser alvo de atentados contrários à filosofia e aos objectivos do Serviço Nacional de Saúde que se não justificam a não ser por motivos economicistas... desta vez, no distrito de Évora, depois de Arraiolos, é o concelho de Alandroal que justamente protesta contra esta decisão que, esperemos!, venha a ser revogada na reunião em que, amanhã, autarquia e autoridades na matéria, reequacionarão o problema. O concelho de Alandroal não teve até ao 25 de Abril de 1974, cuidados médicos capazes de assegurar o mínimo de apoio concertado e eficaz à população concelhia. Dependente da acção benemérita do Dr.Xavier Rodrigues, figura inesquecível pelo perfil humanitário que caracterizou a sua vida e que o levava a pagar, a expensas próprias, o aluguer do único e depois de um dos dois táxis do concelho durante décadas e até aos anos 70, em socorro nocturno de quem, pelos campos, conseguia fazer chegar a tempo o seu apelo, o Alandroal contou, até à criação do SNS, apenas com os serviços elementares de enfermagem da Misericórdia, prestados por duas pessoas, a saber, uma das suas religiosas, a Irmã Ana e o sr. Cardoso. Com o Serviço Nacional de Saúde, o concelho teve acesso a cuidados médicos diários, descentralizados pelas aldeias onde se improvisaram postos de atendimento nas Casas do Povo e posteriormente nas sedes das Juntas de Freguesia e em que se integraram campanhas de sensibilização alimentar que permitiram às famílias perceber a importância de consumos como o leite (que aí chegou para distribuição gratuita com o apoio da FAO), a fruta e os legumes e que muito contribuiram para, progressivamente, reduzir as taxas de mortalidade infantil do concelho. Neste contexto, chegaram às populações campanhas intensivas de vacinação, saúde escolar, planeamento familiar e acompanhamento sanitário das pequenas explorações familiares pecuárias. Reestruturação após reestruturação, o concelho de Alandroal conseguiu finalmente!, a partir de 2005, ter um Centro de Saúde com instalações condignas criadas para o efeito... como justificar agora, cinco anos depois, em pleno século XXI, esta redução de um direito fundamental como é o direito à saúde que, para grande parte do país que somos, representa o início do acesso dos mais pobres a condições de vida dignas?

3 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Obrigado, meu amigo, pela gentil referência neste momento solidário de luta por um direito inalienável da população.
Um grande abraço :)

Camões disse...

Eu é que te agradeço em nome de todos os Alandroalenses pela visão justa e de proximidade, na defesa de uma causa para o bem comum, relantando com rigor e transparência, qual Mário Bettencourt Resendes, o desenvolvimento do sistema nacional de saúde no nosso concelho. Esperando que não haja retrocessos, aguardo notícias da reunião a todo o momento.

Bjs!

Ana Paula Fitas disse...

Obrigado, meu querido amigo!... fico também eu a aguardar notícias, conforme disse lá, no A Nossa Candeia :)
Bjs!