sábado, 8 de janeiro de 2011

O REI DO ROCK

Faria hoje 76 anos Elvis Aaron Presley, músico e actor norte-americano conhecido mundialmente como o Rei do Rock (The King). É com ele que vos deixo um pouco...
Poet'anarquista
Elvis Presley
"O Rei do Rock"
BREVE HISTORIAL

Elvis Aaron Presley, nas circunstâncias mais humildes, nasceu em 8 de Janeiro de 1935 numa casinha de duas divisões em Tupelo, no Mississippi, filho de Vernon e Gladys Presley. O seu irmão gémeo, Jessie Garon, nasceu morto, deixando Elvis crescer como filho único. Ele e os seus pais mudaram-se para Memphis, no Tennessee, em 1948, e aí Elvis graduou-se na Humes High School, em 1953.

As influências musicais de Elvis foram a música pop e country da altura, a música gospel que ouvia na igreja e os cânticos de gospel a que frequentemente assistia à noite, bem como os Rhythm & Blues negros que absorvia na histórica Beale Street, enquanto adolescente em Memphis. Em 1954, iniciou a sua carreira como cantor com a lendária etiqueta da Sun Records, em Memphis. Em finais de 1955, o seu contrato de gravação foi vendido à RCA Victor.

Em 1956 era já uma sensação internacional. Com um som e estilo que combinava de forma única as suas diversas influências musicais, misturou e desafiou as barreiras sociais e raciais da época, e deu início a toda uma nova era na música e cultura popular americanas.

Foi a estrela principal em 33 filmes bem sucedidos, fez história com as suas apresentações e especiais televisivos, e também conheceu uma grande aclamação através das suas muitas actuações ao vivo, muitas vezes quebrando todos os recordes, tanto em digressão como em Las Vegas. A nível global, Elvis vendeu mais de um bilião de discos, mais do que qualquer outro artista. As suas vendas nos Estados Unidos renderam-lhe discos de ouro, platina e multi-platina por 149 álbuns e singles diferentes, muito mais do que qualquer outro artista. Entre os muitos prémios e distinções recebidas encontram-se 14 nomeações da Academia Nacional das Artes de Gravação & Ciências para Grammy (ganhou 3), o Prémio Grammy de Conquistas de uma Vida, que recebeu aos 36 anos, e o facto de ter sido nomeado um dos dez jovens mais destacados da nação em 1970 pela Jaycees dos Estados Unidos. Sem obter quaisquer um dos privilégios especiais que o seu estatuto de celebridade lhe poderia ter granjeado, Elvis serviu com honra o seu país no Exército dos Estados Unidos.

O seu talento, bom aspecto, sensualidade, carisma e bom humor conquistaram milhões, bem como a humildade e bondade humana que demonstrou ao longo da sua vida. Conhecido no mundo inteiro pelo seu primeiro nome, é considerada uma das figuras mais importantes da cultura popular do século vinte. Elvis morreu em sua casa, Graceland, em Memphis, a 16 de Agosto de 1977.
Fonte: Elvis Presley Enterprises 


LIVE IN VEGAS - THE KING 1970
ELVIS PRESLEY

1 comentário:

Anónimo disse...

O GRANDE REI!!!

Muito obrigada.

Uma Alandroalense (L...)