sábado, 10 de novembro de 2012

POESIA - FRIEDRICH SCHILLER

Friedrich Schiller
 Poeta Alemão
SOBRE O ESCRITOR…

O poeta, dramaturgo e filósofo alemão Johann Christoph Friedrich von Schiller, nasceu em Marbach, no dia 10 de Novembro do ano de 1759.

Estudou medicina em Stuttgart, mas a sua verdadeira vocação foi sempre a literatura. Após o serviço militar, escreveu uma peça influenciado pelos escritos de Shakespeare e Rousseau, dedicando-se desde então a exercer a escrita poética. 

Viveu em várias cidades alemãs, período em que fez amizade com Herder, Schlegel, Wieland e Goethe, todos eles representantes do romantismo alemão e classicismo, e exerceu a cátedra de História da Universidade de Jena, em 1799. 

Destaques do seu trabalho: «Ensaio sobre a relação entre o animal e a natureza espiritual do homem» em 1785, «O teatro como uma instituição moral» em 1785, «A arte trágica» em 1791, «Pela graça e dignidade» em 1793, «Sobre o sublime» em 1793, «Cartas sobre a Educação Estética do Homem» em 1795 e  «Da poesia ingénua e sentimental », em 1796. 

Schiller foi um dos grandes homens de letras da Alemanha do século XVIII.

Morreu em Weimar, na Alemanha,  a 9 de Maio de 1805.
Poet’anarquista

IMORTAL REMINISCÊNCIA

Diga-me amigo, a causa da queima, 
Saudade, pura imortal em mim: 
Suspender-me o lábio para sempre, 
E abismar-me em seu ser, e um ambiente agradável 
Receber a sua alma imaculada.

Em seu tempo, tempo diferente, 
Nem uma única pessoa foi a nossa existência? 
É o foco de um planeta extinto 
Deu ao nosso ninho de amor em seu gabinete 
Nos dias em que viu fugir para sempre?

Você também ... gosta de mim? Sim, você já sentiu 
Peito bater mais doce 
Anunciando seu fogo com paixão: 
Amemos-nos os dois, e logo voo 
Feliz que vamos levantar céu 
Onde mais uma vez vamos ser como Deus.

Friedrich Schiller

TRÊS PALAVRAS DE FORÇA

Há três lições que faço 
Com a pena de queimadura profunda queimando, 
Deixando um rastro de luz santa 
Um peito palpita em toda a parte mortal. 

II 
Dez Esperança. Se há nuvens, 
Se houver decepções e ilusões 
Decore franzida, sua sombra é vã, 
Que cada noite é um amanhã. 

III 
Dez Fé. Onde quer empurrar seu barco 
Brisas ou ondas que rugido, 
Deus (não esquecer) governa o céu, 
E a terra, e as brisas, e pequeno barco. 

IV 
Dez Amor, e gosta de ser não só, 
Que somos irmãos de polo a polo, 
E para o bem de todo o seu amor derramado, 
Como o sol derrama seu amigo de luz.

Cresce, ama, espera! Registre em seu ventre 
Três, e parece forte e sereno 
Forças, onde outros possam ter destruído, 
Luz, quando muitos vagar no escuro.

Friedrich Schiller

ECSTASY POR LAURA

Laura, se você olhar com ternura 
Para o raio deslumbrante 
Meu espírito a vida, feliz de novo, 
Explosão ligada 
Desliza com o sol de maio. 
E se eu olhar em seus olhos plácidos 
Sem sombras e sem véus, 
Respiração em êxtase, 
Auras do céu.

Se o som acento 
Ao ar livre dá o seu lábio com um suspiro 
E doce harmonia 
De estrelas douradas; 
Eu ouço o coro de anjos, 
E absorveu minha alma 
No amor transparente em êxtase.

Se na dança harmoniosa 
Seu pé desliza como a onda tímido, 
Ama a tropa misteriosa 
Agita o olhar de asa; 
A árvore de jogadas, atrás de você, seus ramos 
Ouviram-se como só a lira de Orfeu, 
Minhas plantas e da terra andamos 
Turbilhão em turbilhão.

Se os seus olhos, o flash puro, 
Amar o fogo inflamado, 
Bate o mármore duro árido 
E dá chamadas interurbanas vitais. 
A fantasia sonhada no prazer 
Contempla o presente já segura 
Quando eu li nos seus olhos, a minha Laura!

Friedrich Schiller

Sem comentários: