quinta-feira, 18 de julho de 2013

PINTURA - GIACOMO BALLA

O pintor italiano Giacomo Balla nasceu em Turim, a 18 de Julho de 1871. Foi um dos líderes do pontilhismo italiano. O seu trabalho de análise, quer do dinamismo como da luz, fez dele um pintor virado para o futurismo. Tornou-se mais tarde um dos expoentes máximos do movimento futurista, abordando na sua obra aspetos teóricos do movimento. Balla faleceu em Roma, no dia 1 de Março de 1958.
Poet’anarquista
Giacomo Balla
Pintor Italiano

«Auto-Retrato»
Giacomo Balla
SOBRE O PINTOR…

Artista italiano nascido em 1871, na cidade de Turim, Giacomo Balla teve acesso a pesquisas da decomposição do movimento e fez da sua obra o resultado de uma experimentação contínua. Ele não tinha receio de inovar e de pesquisar. Sempre destacou na sua obra o movimento, a multiplicação das formas e a análise da luz.

Em 1886, Balla passou pela Academia Albertina, e depois, em 1895, mudou-se para Roma onde trabalhou como ilustrador durante cinco anos. Em 1890, viajou para Paris onde teve contato com o Impressionismo e o Neo-impressionismo. Nessa fase (1900-1909), desenvolveu uma pintura divisionista, adquiriu fama e se estabeleceu.

As mais fortes características de Balla não são apenas a explosão de cor, alegria e audácia, mas também sua adesão ao Movimento Futurista. Em 1910, assinou o Manifesto Futurista com Marinetti, Carrà, Russolo, Boccioni e Severini. A análise do movimento passou, então, a ser o centro da sua obra.

Depois da Primeira Guerra Mundial, trabalhou no segundo Futurismo, mantendo-se nele até a década de 30. Nesse período, Balla voltou a pintar também retratos e paisagens e fez experiências de linguagem com diversos materiais e técnicas. Na última fase, a da solidão e da volta ao figurativo, deve-se à obra de Balla uma circularidade artística.

Morreu em 1958, em Roma.
Fonte: acrilex.com.br/
«A Ciência contra o Obscurantismo»
Giacomo Balla

«A Louca»
Giacomo Balla

«A Mão do Violinista»
Giacomo Balla

«Luna Park»
Giacomo Balla

«Poste»
Giacomo Balla

«Primavera»
Giacomo Balla

«Rapariga atendendo ao Balcão»
Giacomo Balla

«FUTURISMO»

GIACOMO BALLA

2 comentários:

Pedro Baptista disse...

Um grande pintor e autor, que eu todos os anos a todos os 9ºs anos na disciplina de História faço menção e demonstro como a sua pintura revolucionou todo o meio artístico com o seu Futurismo.

Grande Abraço

Prof. Pedro

Camões disse...

Sem dúvida professor, foi um dos grandes impulsionadores do futurismo e um estudioso do movimento aplicado à pintura. Muito lhe deve a arte!

Tudo de bom para si e para os seus...

Funcº Kabé