sábado, 28 de maio de 2016

OUTROS CONTOS

«O Ego», conto poético por Matias José.

«O Ego»
Busto do Poeta Popular António Aleixo

Mote

Eu não sei porque razão  
certos homens, a meu ver,
quanto mais pequenos são
maiores querem parecer.  

António Aleixo

798- «O EGO»

Apregoa-se a humildade
Como nobre sentimento,
Encontras um num cento
Que a pratique de verdade.
Primeiro está a vaidade
Com o ego à condição,
Assim age o sabichão
Até inchar dentro do fato…
Tamanha falta de tacto,
Eu não sei porque razão!

Doutorados em palreio
Sabem de cor o reportório,
Não aceitam contraditório
Por estarem de papo cheio.
Quem se mete pelo meio
Acaba sempre por ceder,
De tudo julgam entender
Estes mestres da sabedoria…
Chegam a causar azia
Certos homens, a meu ver.

Se alguém lhes faz frente
Com argumentos válidos,
Os seus discursos pálidos
Mostram o lado incoerente.
Querem ser mais que gente
Cabendo na palma-da-mão,
Entram em contradição
As vezes que for preciso…
Maior a falta de juízo,
Quanto mais pequenos são!

Pode marcar a diferença
No saber, ser comedido…
Faz de todo mais sentido,
Mas ninguém nisso pensa.
Não mostrar indiferença
E com o outro aprender,
A partilha desse saber
Valor não terá menos…
Quanto mais pequenos,
Maiores querem parecer!  

Matias José

5 comentários:

Camões disse...

Cara conterrânea:

As décimas ajeitam-se ao dito cujo prepotente, não acha?

Um abraço!

Anónimo disse...


Respondendo ao Caro Conterrâneo:

O fato, (as décimas) assentam-lhe que nem uma luva !!! PERFEITO !!!

Assim que AS LI, não tive dúvidas que estavam em completa sintonia com o "dito cujo prepotente," !...


É sempre muito eficaz,
"amarrotar o fatinho";
incha, o pobre rapaz,
mas é tão pequenininho!...


E para que CONSTE, SOU UMA ALANDROALENSE, CONHECIDA POR (LIVA), E O MEU NOME COMPLETO É: MARIA OLÍVIA NEVES DE CARVALHO GOMES.


Despeço-me com Considaração e Estima !

Uma Abraço da Liva












Anónimo disse...

As décimas não embaraçam o mote. Estão de se lhe tirar o chapéu!

Anónimo disse...


E agora para MATIAS JOSÉ:

AS DÉCIMAS ESTÃO EXCEPCIONAIS, FAZEM JUS À QUADRA QUE LHE SERVIU DE MOTE !!!

ESTEJA ELE ONDE ESTIVER..., ESTARÁ ORGULHOSO DE TER SEGUIDORES QUE LHE DÃO CONTINUIDADE, E QUE TÃO BEM O REPRESENTAM !!!...

ERGO A MINHA TAÇA E TIRO O MEU CHAPÉU !!!

MUITÍSSIMO OBRIGADA !



ANTÓNIO ALEIXO, UM "MESTRE" DA VIDA !!!

EMBORA "ILETRADO"..., FOI UM HOMEM DE "VISTAS LARGAS" !!!


Uma Alandroalense... (LIVA)


Anónimo disse...


Já agora, uma outra quadra que me esqueci de mencionar:


Há tanto burro a mandar
Em gente com competência
que às vezes chego a pensar
que a burrice é uma ciência.

(ANTÓNIO ALEIXO)


Uma Alandroalense (Liva)