terça-feira, 10 de maio de 2011

PINTURA - ALMEIDA JÚNIOR

Com dois dias de atraso sobre a publicação da pintura de José Ferraz de Almeida Júnior (o PC encontrava-se em reparação), não quis deixar de fazer referência a este pintor e desenhista brasileiro, da segunda metade do séc. XIX. Almeida Júnior nasceu em Itu, a 8 de Maio de 1850 e destacou-se na pintura brasileira através do realismo, com fortes influências de Gustave Courbet e Jean-François Millet, retratando na sua obra o homem do povo e o seu quotidiano. Faleceu a 13 de Novembro de 1899, em Piracicaba, vítima de esfaqueamento por crime passional. O dia do Artista Plástico no Brasil passou a celebrar-se no dia 8 de Maio, em homenagem à data de nascimento do pintor Almeida Júnior.
Poet'anarquista
Almeida Júnior
Pintor Brasileiro

«Auto-Retrato»
Almeida Júnior
BIOGRAFIA
08/05/1850, Itu (SP)
13/11/1899, Piracicaba (SP)

José Ferraz de Almeida Júnior provavelmente foi o primeiro artista plástico brasileiro a retratar nas telas o homem do povo no seu cotidiano, em contraste com a monumentalidade que até então predominava nas artes plásticas do Brasil. A forma inovadora como tratava a luz é ainda hoje comentada e apreciada. Em sua honra, o dia do Artista Plástico Brasileiro é comemorado a 8 de Maio, dia do nascimento do pintor.

Desde menino Almeida Júnior demonstrou inclinações artísticas e teve no padre Miguel Correia Pacheco o seu primeiro incentivador, na sua cidade natal. Foi o padre quem obteve recursos para que o futuro artista, já então com cerca de 19 anos de idade, pudesse ir estudar no Rio de Janeiro.

Em 1869 Almeida Júnior entrou na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Jules Le Chevrel, Victor Meireles e possivelmente de Pedro Américo. Em 1876, o Imperador D. Pedro II concedeu-lhe uma bolsa de estudo que lhe permitiu matricular-se na Ècole de Beaux Arts de Paris, onde foi aluno de Alexandre Cabanel. Participou do Salão dos Artistas franceses nos anos de 1880, 1881 e 1882.

Em 1882 o pintor voltou ao Brasil e fez a sua primeira mostra individual, na Academia Imperial de Belas artes do Rio de Janeiro. Depois abriu o seu atelier em São Paulo. Apaixonado pela sua antiga noiva (casada com outro) Maria Laura do Amaral Gurgel, teve os seus sentimentos correspondidos e retratou-a várias vezes, nos traços das suas personagens femininas.

Em 1891 e 1896 o pintor realizou novas viagens à Europa, a última em companhia de Pedro Alexandrino. No dia 13 de novembro de 1899 o artista caiu apunhalado diante do Hotel Central de Piracicaba, por José de Almeida Sampaio, seu primo e marido de Maria Laura, o qual acabara de descobrir a ligação amorosa que existia, há anos, entre a mulher e o pintor.

Entre as obras de Almeida Júnior destacam-se: «As Lavadeiras» (1875), «Caipiras Negaceando» (1888), «Caipira Picando Fumo» (1893), «Amolação Interrompida» (1894), «A Partida da Monção» (1898), e o «Violeiro» (1899).
Fonte: UOL Educação
«O Violeiro»
Almeida Júnior

«Caipira Picando Fumo»
Almeida Júnior

«O Derrubador Brasileiro»
Almeida Júnior

«Recado Difícil»
Almeida Júnior

«Saudade»
Almeida Júnior

«Pescando»
Almeida Júnior

«Modelo Descansando»
Almeida Júnior

«Inoportuno»
Almeida Júnior

«O PINTOR E INDAIATUBA»

ALMEIDA JÚNIOR

1 comentário:

Luana disse...

Almeida Júnior era um talentosíssimo pintor que jamais se rendeu a conveniência de imitar as temáticas européias. A obra "Saudades" é belíssima, uma das minhas favoritas.