sábado, 1 de outubro de 2011

PINTURA - EDWIN LANDSEER

Sir Edwin Henry Landseer nasceu em Londres, a 7 de Março de 1802. Pintor do movimento estético da era vitoriana, Landseer pintou essencialmente cenas de animais, com grande destaque para o melhor amigo do homem, o cão. A sua arte, de grande realismo, muito cedo se veio a revelar; contava apenas 13 anos de idade quando pela primeira vez expôs obra na Academia Real Inglesa. Landseer faleceu na sua cidade natal, a 1 de Outubro de 1873.
Poet'anarquista
Sir Edwin Landseer
Pintor Inglês

«Estudo de Cães»
Landseer
BREVE BIOGRAFIA

Sir Edwin Henry Landseer, RA (7 de Março de 1802, Londres — 1 de Outubro de 1873), foi um pintor e escultor inglês, bastante conhecido pelas suas pinturas de animais — particularmente cavalos, cães e cervídeos. Entretanto, as obras mais conhecidas de Landseer são as esculturas: os leões da Trafalgar Square, em Londres.

VIDA E OBRA

Landseer foi uma espécie de menino prodígio cujos talentos artísticos foram precocemente reconhecidos; estudou com vários artistas, incluindo Benjamin Robert Haydon, um pintor muito conhecido e controverso que encorajou o jovem Landseer a realizar dissecações no intuito de compreender por completo a estrutura muscular e esquelética animal.

Em 1815, quando ainda tinha 13 anos, Landseer já havia exibido as suas obras na Academia Real Inglesa. Foi eleito um associado da Academia Real aos 24 anos, e cinco anos mais tarde, em 1831, tornou-se académico. 

Em 1850, foi nomeado Cavaleiro, e apesar de ter sido eleito presidente da Academia Real, em 1866, Landseer recusou o convite.

Landseer foi um personagem notável na arte inglesa do século XIX, e as suas obras podem ser encontradas no Tate Britain, no Victoria and Albert Museum, na Kenwood House e na Coleção Wallace, em Londres. 

Participou igualmente em trabalhos com o colega pintor Frederick Richard Lee.
Fonte: VidaUniversitária
«Landseer Salvo»
Landseer

«Um Distinguido Membro da Sociedade Humana»
Landseer

«Dignidade e Ousadia»
Landseer

«Cadela Lady Blessington - A Barreira» 
Landseer

«A Vida de Low»
Landseer

«Bloodhound Dormindo»
Landseer


«Suspense»
Landseer


«Lar, Doce Lar»
Landseer


«MOVIMENTO ESTÉTICO»
EDWIN LANDSEER

Sem comentários: