domingo, 9 de outubro de 2011

PINTURA - NIKOLAI ROERICH

O pintor russo Nikolai Konstantinovich Roerich nasceu em São Petersburgo, a 9 de Outubro de 1874. A sua obra vasta de grande inspiração espiritual, conta ao longo da sua carreira artística com quase sete mil pinturas. Foi ainda escritor, historiador na área da arqueologia, poeta, professor e líder espiritual russo. Nikolai Roerich faleceu em Punjab, na Índia, a 13 de Dezembro de 1947.
Poet'anarquista
Nikolai Roerich
  Pintor Russo

«Auto-Retrato»
Nikolai Roerich
BIOGRAFIA

Nicholas Roerich nasceu  na Rússia, em San Petersburgo,  no dia 9 de Outubro de 1874. Durante a sua longa vida foi pintor, escritor e arqueólogo, tendo sido reconhecido internacionalmente com uma vasta obra que deixou à Humanidade. 
    
O seu pai, Constantino, era de origem escandinava e a sua mãe, Maria Kalashnikova, pertencia a uma velha família da nobreza russa. Roerich era um jovem solitário e facilmente entrava em comunhão com a Natureza, tendo se interessado desde cedo pelas lendas, tradições e poesia do seu país.
    
As montanhas dos Himalaias foram uma das suas grandes inspirações. Fascinava-se perante tanta beleza, imponência  e força que as mesmas transmitiam com sua alva brancura simbolizando a pureza, o etéreo e o espiritual.
  
 Nicholas nunca aderiu a nenhuns «ismos»  e viveu de acordo com os princípios éticos em que acreditava, vendo beleza em tudo o que o inspirava, sendo  a sua  «escola» ou «religião»  o Espírito Eterno ao qual se ligava de alma e coração. Não precisava mais do que isso, tendo sido sim um grande iniciado nos mistérios maiores do Tibete.
   
Teve o apreço de grandes figuras de vulto como Albert Einstein, H. G. Wells e Bernard Shaw, que o respeitavam e apoiavam veementemente.  Possuia uma memória fantástica e frequentou simultaneamente a Universidade de S. Petersburgo, a Escola de Direito, a Faculdade de História e Filologia, a Academia de Artes e o Instituto de Arqueologia, tendo prosseguido seus estudos em Paris e viajado muito através da Europa.

Casou-se e teve dois filhos, Yuri e Svetoslav. Helena Roerich, a sua esposa, traduziu parte da obra de Helena Petrovna Blavatsky, a grande teosófica russa.
   
Roerich criou um Tratado Internacional de Paz que incluia uma Bandeira  com um simbolo de cultura universal, a Pax Cultura, como retratou numa das suas famosas pinturas em 1932, a Madonna Oriflamma.

«Madonna Oriflamma»
Nikolai Roerich

Ele propunha  que essa bandeira flamejasse em todos os monumentos históricos e instituições educacionais, artísticas e científicas do Mundo para indicar protecção especial e respeito em tempos de guerra ou de paz. 

O pacto foi apresentado por Roerich em Nova York e havia mesmo merecido em 1929 uma nomeação para o Prémio Nobel da Paz.
    
Em 15 de Abril de 1935, Franklin Roosevelt presidiu a uma cerimónia máxima na Casa Branca, em Washington,  na qual o Brasil, os Estados Unidos da América, juntamente com mais vinte países latino-americanos firmaram definitivamente o seu Tratado Internacional de Paz. 
   
Infelizmente os pactos ou tratados entre os homens são sempre violados no meio das guerras que acabam destruindo grande parte do Património cultural da Humanidade, apesar de Roerich pretender contrariar tudo isso com o seu trabalho inovador e pacificador, dizendo: «Onde há Paz, há Cultura; onde há Cultura, há Paz.»
    
Nicholas Roerich morreu em  Kullu (há quem diga que foi em Punjab -Índia), no dia 13 de Dezembro de 1947. O seu corpo foi incinerado e as suas cinzas lançadas numa encosta, bem diante das montanhas que ele tanto amou e retratou em muitas das suas quase sete mil obras.
Fonte: www.novaera-alvorecer.net/nicolas_roerich

«Último Anjo»
Nikolai Roerich

«Tesouro Escondido»
Nikolai Roerich

«Zarathustra»
Nikolai Roerich

«Convidados do Exterior»
Nikolai Roerich

«Lhasa»
Nikolai Roerich

«Captura de Kazan»
Nikolai Roerich

«Cidade dos Condenados»
Nikolai Roerich


«ESPIRITUALISMO»
NIKOLAI ROERICH

Sem comentários: