sexta-feira, 17 de maio de 2013

ESCULTURA - IRENE VILAR

A escultora, pintora e medalhista Maria Irene Lima de Matos Vilar, conhecida no meio artístico por Irene Vilar, nasceu em Matosinhos a 11 de Dezembro de 1930. É autora da famosa escultura «O Universo», que pode ser vista no Parque de Nova Sintra, no Porto. Irene Vilar faleceu no Porto, vítima de doença prolongada, a 12 de Maio de 2008. Embora com uns dias de atraso sobre esta publicação, não quis de maneira alguma deixar passar a oportunidade de vos mostrar algumas obras de sua autoria.
Poet'anarquista
Irene Vilar
Escultora Portuguesa
SOBRE A ARTISTA...

Maria Irene Lima de Matos Vilar nasceu em Matosinhos a 11 de dezembro de 1930 e morreu a 12 de maio de 2008, com 77 anos, no Hospital de S. João, no Porto, onde se encontrava hospitalizada há mais de um mês, vítima de doença prolongada.

Desde os 19 anos de idade viveu na Foz do Douro, no Porto, onde teve dois ateliers, ambos localizados na Rua do Padre Luís Cabral, nas proximidades da sua casa.

Licenciada em Escultura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde se formou com a classificação de vinte valores com o trabalho "Estátua Jacente", e onde foi uma aluna de mestres reputados como Barata Feyo e Dórdio Gomes, Irene Vilar foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto de Alta Cultura.

Em 1958, como bolseira do Instituto de Alta Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou em Itália e viajou pela Espanha, França e Suíça.

Estagiou na Escola de Gomes Teixeira e na Escola Secundária de Clara de Resende, no Porto, lecionou as disciplinas de Desenho, Educação Visual e História do Traje. Foi também diretora da antiga Escola Industrial Aurélia de Sousa (hoje Escola Secundária), também no Porto. Depois de um interregno no período pós 25 de abril de 1974, viria a terminar a sua carreira de docente na Escola Secundária Clara de Resende, em 1987. A partir desta data passou a dedicar-se inteiramente à Arte.

É autora de uma variada, ampla e riquíssima obra plástica, nas áreas da escultura, da medalhística, da numismática, da ourivesaria e da pintura, mostrada num sem número de exposições (individuais e coletivas) e distinguida com vários prémios. Em 1976, legou, generosamente, parte da sua criação artística à Câmara Municipal de Matosinhos.

A sua produção escultórica, que se encontra dispersa por vários países (para além de Portugal, na Alemanha, África do Sul, Brasil, Bélgica, Holanda e Macau), seguiu dois rumos distintos. Divide-se entre as obras públicas, que respondiam às exigências dos clientes, e as obras de cariz mais pessoal, de maior liberdade, próximas do Expressionismo figurativo. Na obra monumental segue a tradição portuguesa da estatuária do século passado, abordando muitas das figuras centrais da cultura e da história portuguesas, mas usa no bronze, o seu material de eleição, uma linguagem moderna de cariz expressionista. O equilíbrio entre a claridade e a escuridão adensam a emotividade das suas obras.

No campo da escultura de temática religiosa, à qual também dedicou várias obras, via o artista como um transmissor de experiências comunitárias, com um forte "sentido de missão" e uma liberdade orientada. Numa primeira fase deste género de trabalhos usou a madeira, preferindo, depois, a modelagem em barro e gesso, concluída com a fundição ou arte do canteiro.

A medalhística da sua autoria denota, igualmente, um carácter monumental, pouco comum neste tipo de realizações artísticas, uma vez que nos limites da medalha imprime formas irregulares e nas superfícies introduz invulgares exercícios de representação, jogando de uma forma ambígua com o anverso e o reverso.

Nas suas esculturas em madeira, nomeadamente nos seus belos trabalhos "O Cerco" ou o "Castelo Feudal", dos anos 60, tem prazer em vincar a aspereza do material, através de formões e goivas, e em lhes dar uma forte carga dramática, um elemento que, aliás perpassa na sua obra, como se pode verificar num dos trabalhos mais conhecidos: "Esta Árvore tem 2000 anos".

Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique, em 1982; Medalha de Mérito da Câmara Municipal do Porto; Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Matosinhos; Cidadã do Ano 1989-90 do Lions Clube de Matosinhos; vogal correspondente da Sociedade Nacional de Belas Artes,Irene Vilar é nome cimeiro da escultura portuguesa.
Fonte: www.cm-matosinhos.pt/
«Luís de Camões»
Irene Vilar

«O Anjo»
Irene Vilar

«O Mensageiro»
Irene Vilar

«A Máscara»
Irene Vilar

«A Cruz»
Irene Vilar

«Santa Beatriz»
Irene Vilar

«Senhora da Conceição»
Irene Vilar

2 comentários:

poetamaurilio disse...

Fabulosa a obra dessa artista.
Gostei mesmo.
Obrigado, poet'anarquista, por compartilhar conosco essa riqueza de portugal.

medallaschile disse...

Una de mis escultores favoritos en tema de medallas