domingo, 17 de maio de 2015

OUTROS CONTOS

«Isso», por Mário Benedetti.

«Isso»
Conto Curto de Mário Benedetti

506- «ISSO»

O prisioneiro era interrogado três vezes por semana para descobrir quem lhe havia ensinado isso. Ele sempre respondeu com um silêncio digno e, em seguida, o tenente de plantão aconchegou seus testículos com um horrendo bastão eléctrico.

Um dia, o prisioneiro teve a inspiração repentina para responder:

- Marx! Sim, agora me lembro, foi Marx.

O tenente espantado, mas alerta, lá conseguiu perguntar:

- Sim… e a esse Marx quem o ensinou?

O prisioneiro, na disposição de fazer concessões, acrescentou:

-  Eu não tenho certeza, mas acho que foi Hegel .

O tenente sorriu, satisfeito, e o prisioneiro, talvez por deformação profissional, chegou a pensar:

- Eu gostaria que o velho não deixe a Alemanha.

Mário Benedetti

Sem comentários: