sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

GALILEO GALILEI

Biografia...

Galileo Galilei
Observando no Telescópio as Melhorias

Galileo Galilei, físico e astrónomo, nasceu na cidade de Pisa, Itália, no dia 15 de Fevereiro de 1564. Em 1574 é enviado ao Mosteiro de Santa Maria de Vallombrosa, até que, em 1581, seu pai o matriculou como estudante de medicina na Universidade de Pisa, mas depois de ter-se iniciado em matemática, astronomia e física por conta própria, abandona o curso de medicina.

Galilei é considerado um dos fundadores do método experimental e da ciência moderna. Suas principais contribuições à física dizem respeito ao movimento dos corpos e à teoria da cinemática. Passou a ser um dos pais da mecânica, parte da física que estuda os movimentos e suas causas. Em 1589, escreveu um texto sobre movimento, no qual criticava os pontos de vista de Aristóteles a respeito da queda livre e do movimento dos projécteis. Em 1592, passou a ocupar uma cátedra de matemáticas em Pádua, onde iniciou um período magnífico de sua vida científica. Ocupou-se de topografia, de diversas invenções mecânicas e arquitectura militar.

Em Julho de 1609 visitou Veneza e teve notícias da invenção da luneta, construiu sua própria luneta e a aperfeiçoou. Assim, fez as primeiras observações da lua, também observou as fases de Vénus, fenómeno que seria impossível de acontecer se a teoria do geocentrismo fosse correcta. Assim, Galileo publicou suas descobertas num pequeno texto chamado “O Mensageiro Sideral”. Estes escritos ficaram famosos e lhe valeram uma cátedra honorária em Pisa.

Em 1611 viajou para Roma, e no ano seguinte teve os seus estudos referentes às manchas solares publicados. Ali defendeu o heliocentrismo de Copérnico, e lutou, sem êxito, contra o dogmatismo e a superstição que travavam o progresso da ciência há séculos. Isto gerou a Galileo problemas com a igreja, que, no ano de 1616, decretou que as ideias de Copérnico eram falsas. O Papa obrigou Galileo a renegar as suas afirmações. Galileo assim fez e retirou-se e foi viver durante anos em Florença.

Em 1632, publicou um livro chamado “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo – o ptolomaico e o copernicano”. Este livro foi incluído no Index (lista de livros proibidos pela igreja). Apesar de ser católico fiel, Galileo é obrigado novamente a negar suas ideias.

Galileo morre no dia 8 de janeiro de 1642, em Arcetri, perto de Florença.

Fonte: www.infoescola.com

Sem comentários: