quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

OUTROS CONTOS

«O Don Silencioso», por Mikhail Sholokhov.

«O Don Silencioso»
Romance de Mikhail Sholokhov

1235- «O DON SILENCIOSO»

[Pequenos Excertos do Romance]

- Cale-se, mujique!

- E os mujiques não são homens, como você?

- São mujiques, feitos de casca de árvore e recheados de mato.

***

Cerca de quatro dias mais tarde, os vagões vermelhos dos trens carregados de tropas levavam os regimentos de cossacos e suas baterias para a fronteira russo-austríaca.

Guerra…

Os vagões zumbiam de conversas e canções. Olhares inquisitivos e benevolentes saudavam os cossacos nas estações, e o povo contemplava as listras das calças dos soldados.

Guerra…

Mulheres acenavam com lenços, sorriam e atiravam cigarros e doces para os soldados.

Uma vez, pouco antes que o trem chegasse a Voronej, um velho ferroviário enfiou a cabeça no vagão, onde estava Piotr Melekhov com mais vinte e nove camaradas e perguntou:

- Estão indo?

- Sim. Entre e venha connosco, avozinho - respondeu um dos cossacos.

- Meu rapaz... bois para o matadouro! - disse o velho, sacudindo a cabeça em tom de reprovação.

***

- Então você é um bolchevista? - perguntou.

- O nome não importa - respondeu Lagutin. - Não é uma questão de nomes, mas do que está certo. O povo quer os seus direitos, mas estes lhe são sempre negados.

- É óbvio que os bolchevistas estão ensinando você! Não perdeu tempo na companhia.

- Ah, capitão, é a própria vida que tem ensinado às pessoas pacientes, os bolchevistas apenas puseram fogo no pavio.

***

Estava completamente exausto devido à guerra. Queria virar as costas ao mundo incompreensível, tempestuoso, hostil, cheio de ódio. 

(Narração sobre Grigóri Melekhov ao voltar pra casa)

***

É uma vida estranha, Aleksei! Os homens caminham às apalpadelas, como se fossem cegos; juntam-se e se separam de novo, às vezes se espezinhando uns aos outros… Aqui estamos, vivendo à beira da morte, e só podemos nos perguntar selvagemente por que tudo isso? Acho que não há nada mais terrível no mundo do que os seres humanos. Faça o que fizer, você não chegará ao fundo deles… Aqui estou eu a seu lado e não sei o que você está pensando e nunca soube, e também não sei que tipo de vida você leva. Você tampouco sabe sobre a minha vida… Talvez eu esteja querendo matá-lo agora, e aí está você me dando um biscoito, sem qualquer ideia do que estou pensando… As pessoas sabem pouco sobre si mesmas. 

(Micha Kochevoi)

***

Não. Sou forte. Não pense que haja homens feitos de aço. Somos forjados de um só material. Na vida real não há um homem que não tema a batalha, assim como não há nenhum que possa matar pessoas sem carregar… sem se sentir moralmente arranhado. 

(Iliá Buntchuk para sua namorada Ana Pogudko)

 Mikhail Sholokhov

Sem comentários: