terça-feira, 1 de dezembro de 2015

OUTROS CONTOS

«Vida Conjugal», por Sergio Pitol.

«Vida Conjugal»
Romance de Sergio Pitol

676- «VIDA CONJUGAL»

[Excerto]

"A Maldade vem da ignorância- disse ela, imitando o tom de voz de María Dorotea- É fruto do mau gosto, da cafonice. Você não faz ideia de como eu gostaria de compartilhar com você as conversas de que participo nos sábados à noite na casa de Márgara Armengol. Como gostaria que nós começássemos a conversar... Não pudemos fazê-lo quando éramos mais jovens... A maldita miséria nos tirou essa oportunidade... Sobre Os Irmãos Karamazov, A Metamorfose ou Les Demoiselles d'Avignon, do grande Picasso! Gostaria de poder proporcionar a você e a María Del Carmen essas oportunidades que a vida lhes negou. 

Mas, o que estou fazendo? Eu aqui, falando com uma vendedora ambulante qualquer, sendo que esta tarde tenho uma consulta com meu médico, um homem admirável, eu lhe garanto; Ele insiste em que eu escreva. Segundo ele, devia começar com um conto. Pode acreditar, não me falta vontade de descrever a frustração dos medíocres, seu rancor em relação a tudo que lhes é superior, em relação àquilo que nunca conseguirão atingir. Teria de situar meu conto numa cidade imaginária, numa época diferente da nossa, para não correr o risco de alguém vestir a carapuça, não acha? Mas continuo falando! Bom, eu vou embora, vou embora!.

Levantou-se e, sem nem mesmo estender a mão à irmã, deu-lhe "boa tarde",
pegou uma revista que estava sobre a mesa e dirigiu-se ao quarto."

Sergio Pitol

Sem comentários: