terça-feira, 19 de abril de 2011

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

Celebra-se no próximo dia 25 de Abril de 2011 a trigésima sétima data comemorativa da revolução dos cravos.

Eles não nos fizeram esquecer meus amigos, aqui estamos mais uma vez para festejar o dia em que nos libertámos de 48 anos de opressão e tirania. 

Pode alguém esquecer o dia em que finalmente se sentiu um homem livre? 

Não, nunca é demais sentir a liberdade conquistada, nunca é demais falar dessa liberdade, nunca é demais amar essa liberdade. 

Não, nunca será demais! 

Viva o 25 de Abril para todos quantos sentem, falam e amam a liberdade!!!
Poet'anarquista
25 de Abril de 2011
Cartaz C.M.Alandroal

25 de Abril de 2011
Programa C.M.Alandroal

Alandroal: Autarquia promove comemorações do 25 de Abril

Assinalamos este ano o 37º aniversário da revolução do “25 de Abril", num momento de claras dificuldades sociais. Neste contexto, ganha ainda mais importância a necessidade de não se esquecerem os valores que estiveram na origem da “revolução dos cravos”, a liberdade, a democracia e a luta por um futuro melhor. 

Com esta ideia em mente, e com o objectivo de não deixar esquecer esta data tão importante para a sociedade portuguesa, Câmara Municipal de Alandroal vai promover um conjunto de iniciativas que prometem fazer a população do concelho relembrar o espírito da revolução do 25 de Abril de 1974.

A exibição de um documentário sobre o período de 1974/1975, espectáculos musicais, fogo-de-artifício, um lanche convívio e as tradicionais cerimónias de hastear da bandeira, formam o cartaz das celebrações dos 37 anos do 25 de Abril de 1974. As comemorações vão acontecer um pouco por todo o concelho e iniciam-se no dia 24 de Abril, às 17:00 horas, com a exibição do documentário “AS Operações SAAL”, no Fórum Cultural de Alandroal. 

Mais tarde, a partir das 21:30 horas, a barragem do Lucefécit, em Terena, recebe um espectáculo musical e um espectáculo pirotécnico, seguidos de uma garraiada organizada pela Associação de Protecção dos Idosos de Terena (APIT). Já no dia 25 de Abril, as comemorações iniciam-se às 08:00 horas, com o hastear da bandeira nacional junto ao edifício sede da Câmara Municipal de Alandroal, seguindo-se em todas as juntas de freguesia do concelho.

As comemorações prosseguem depois com a inauguração do Parque Infantil, Parque Sénior e Parque de Merendas da Mina do Bugalho, a partir das 17:00 horas. Na tarde do dia 25 de Abril o ponto será um espectáculo de fados, com a participação de artistas convidados e alguns fadistas do concelho, ao que se segue um lanche convívio oferecido pela junta de freguesia de São Brás dos Matos.

A Câmara Municipal de Alandroal convida-o a participar nas comemorações do 25 de Abril de 1974, relembrar os seus ideais e reflectir sobre os desafios colectivos que nos esperam.
Fonte: Gabinete Imprensa C.M.A.

Organização: Câmara Municipal do Alandroal
 Vila d'Landroal

ABRIL DOS CRAVOS
Poesia à Liberdade

ABRIL DOS CRAVOS


Abril  dos  vermelhos  cravos   libertado
Devolves-te  a  esperança  quase  perdida,
A  um  povo  que  jazia  amordaçado
Numa  pátria  há  muito  já  esquecida!

Abril  das  palavras  que  se   soltaram
Nos  corações  que  pareciam  não  bater,
Ao  mundo  inteiro  bem  alto gritaram
Tudo  quanto  era  preciso não  esquecer!  

Abril  de  revolução  das  nossas   gentes
Enchendo  as  ruas  com  abraços   fraternos!
Muitos  sorrisos…  tantos  olhares  contentes,
Momentos  que  sempre  nos  serão  eternos!

Abril!  Pode  ser  outro  mês  qualquer
 De  amor  intenso   e  fraternidade...    
Abril  será  quando  um  homem  quiser,
Amar  em  cada  instante  a  liberdade !!

Matias   José  ( 25-04-2009 )

Sem comentários: