quarta-feira, 13 de abril de 2011

PINTURA - CARLO CARRÀ

Carlo Carrà, pintor autodidacta do futurismo, nasceu em Quargnento, na Itália, a 11 de Fevereiro de 1881. A sua obra, a partir de um determinado período, teve claras influências de George de Chirico, revelando-se porém com tons e objectivos completamente diferentes. A sua visão futurista e adesão ao mundo da metafísica, são de cunho pessoal e inatas. Faleceu em Milão a 13 de Abril de 1966.
Poet'anarquista
Carlo Carrà
Pintor Italiano
BREVE BIOGRAFIA
Carlo Carrà, nasceu em Quargnento, Itália, em 1881, foi um pintor italiano do futurismo. Participou em diversas edições da Bienal de Arte de São Paulo.
Na sua obra utiliza o mesmo repertório de George de Chirico, mas com tons e objectivos efectivamente diferentes.
Em Carrà, a reacção ao dinamismo futurista e a adesão ao mundo imóvel da metafísica coincide com uma vocação pessoal.
Em 1917 Carrà conheceu De Chirico e passou a adoptar as suas imagens de manequins colocados em espaços claustrofóbicos. Anteriormente, o trabalho de Carrà havia passado por uma fase futurista, tendo sido ele um dos signatários do Manifesto Futurista de 1910.
Na sua fase de pintura metafísica, como na obra «A Musa Metafísica», num aposento de paredes baixas foi colocada uma jogadora de ténis modelada em gesso, com cabeça de manequim. A figura está perto de um mapa da Grécia, simbolizando a viagem de Ulisses. No fundo, aparece uma figura geométrica colorida atrás de uma tela com fábricas. As imagens parecem oníricas e estão irracionalmente justapostas e parecem curiosamente perturbadas. Essa obra, de acordo com especialistas, é vinculada à escola da Pintura Metafísica. 
A partir de 1924, o artista afastou-se da pintura metafísica e passou para a pintura realista, inspirado pelos mestres italianos da Renascença.
A obra «A Musa Metafísica», foi feita em 1917, e é um óleo sobre tela medindo de altura 89 cm x 65 cm de largura e está na Pinacoteca di Brera, em Milão, Itália.
Morre então em Milão, a 13 de Abril de 1966.
Fonte: Futurismo1909//
«A Alfândega»
Carlo Carrà
«Retrato de Marinetti»
Carlo Carrà
«Futurismo»
Carlo Carrà
«O Cavaleiro Vermelho»
Carlo Carrà
«O Cavaleiro do Apocalipse»
Carlo Carrà
«A Sala Encantada»
Carlo Carrà
«Musa Metafísica»
Carlo Carrà
«PINTURA FUTURISTA E METAFÍSICA»
CARLO CARRÀ

Sem comentários: