terça-feira, 12 de abril de 2011

ESCULTURA - XICO STOCKINGER

O escultor Francisco Stockinger, mais conhecido por Xico Stockinger, nasceu em Traun, na Áustria, a 7 de Agosto de 1919. Foi igualmente gravurista e chargista, tendo-se naturalizado brasileiro no ano de 1956. Faleceu em Porto Alegre, no Brasil, a 12 de Abril de 2009.
Poet'anarquista
Xico Stockinger
Escultor Brasileiro
(Foto: Luis Eduardo Achutti)
BIOGRAFIA

Francisco Stockinger (Xico Stockinger) (Traun, 7 de agosto de 1919 - Porto Alegre, 12 de abril de 2009) foi um escultor, gravurista e chargista austríaco naturalizado brasileiro. 

Em 1921 emigrou com a família para o Brasil, para Santo Anastácio, no interior de São Paulo. 

Em 1929 a família veio para a capital e Xico foi estudar no Colégio Mackenzie. 

Em 1937, transferiu-se para o Rio de Janeiro e ingressou no Aeroclube do Brasil, um sonho de infância. 

Em 1939 entrou para a Navegação Aérea Brasileira, fez curso de vôo por instrumentos e diplomou-se em meteorologia, na primeira turma de nível superior do país. 

Iniciou os estudos artísticos no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro em 1946. No ano seguinte foi apresentado a Bruno Giorgi e passou a trabalhar no seu estúdio. 

Em 1954 mudou-se para Porto Alegre, fez xilogravura e diagramação para jornal, bem como caricaturas. Naturalizou-se brasileiro em 1956 e, no mesmo ano, foi eleito presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, cargo para o qual foi reeleito por duas vezes, em 1957 e 1978. 

Em 1961 fundou e foi o primeiro director do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. 

Em 1967 tornou-se director da Divisão de Artes do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul e director do Museu de Arte do Rio Grande do Sul. 

Em 1974 foi submetido a cirurgia cardíaca em São Paulo, contraiu hepatite pós-operatória, sendo obrigado a fazer repouso. Nessa época, começou a cultivar cactos, atividade na qual é uma das autoridades na América Latina. 

Em 1978, realizou escultura em madeira e ferro, medindo 1,10 m e pesando 25 kg, para ser presenteada ao chefe do governo alemão pelo presidente Geisel, quando da sua visita à República Federal da Alemanha. No mesmo ano criou escultura para ser instalada na Praça da Sé. No ano seguinte, realizou obra em mármore, oferecida pelo presidente Figueiredo ao primeiro-ministro Trudeau, do Canadá. 

Em 1986 foi operado pela segunda vez das coronárias, em São Paulo. Com mais de 80 anos de idade, Xico Stockinger continuou activo e produzindo até sua morte, em 12 de Abril de 2009. Em Outubro de 2009 foi criado, em Bento Gonçalves, o Memorial Xico Stockinger. No Memorial, encontra-se exposto o conjunto de obras entitulado "Guerreiros Metálicos".
Fonte: www.franciscostockinger.noradar.com/

«Cristo»
Xico Stockinger

«Drummond e Quintana»
Xico Stockinger

«O Descanso do Guerreiro»
Xico Stockinger

«Sem Título»
Xico Stockinger

«Sem Título»
Xico Stockinger

«Sem Título»
Xico Stockinger

«Série Garibus»
Xico Stockinger

«O COMBATE SILENCIOSO»

A ARTE DE XICO STOCKINGER

Sem comentários: