quinta-feira, 28 de abril de 2011

PINTURA - JOSÉ MALHOA

José Vital Branco Malhoa, conhecido como José Malhoa, nasceu nas Caldas da Rainha, a 28 de Abril de 1855. Importante pintor e desenhista, pioneiro do naturalismo em Portugal, e também um dos que mais se aproximou da corrente artística impressionista, desempenhou igualmente funções como professor de língua portuguesa. Foi o primeiro presidente da «Sociedade Nacional de Belas Artes», tendo sido condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago. No ano da sua morte, 26 de Outubro de 1933, foi criado nas Caldas da Rainha o «Museu de José Malhoa», em sua homenagem.
Poet'anarquista
José Malhoa
Pintor e Desenhador Português
HISTORIAL 

Pintor de arte e professor, mais conhecido só pelo nome de José Malhoa, nasceu nas Caldas da Rainha a 28 de Abril de 1854. Aos 12 anos, em 1867, entrou para a escola de belas artes, e revelou logo tantas aptidões e tanta dedicação pelo estudo, que terminou o curso ganhando em todos os anos o primeiro prémio. 

Tendo concluído o curso pensou em completar a sua educação artística no estrangeiro, e entrou em dois concursos para pensionista do Estado. Nada conseguiu, apesar do seu reconhecido merecimento, por ser o subsídio adjudicado a outro concorrente, que só o alcançara por importantes empenhos. As reclamações, feitas contra este facto, foram tão convincentes, que a Academia, para não descontentar ninguém, viu-se forçada a não mandar nenhum. 

Malhoa sentiu-se muito, como artista a quem preteriam o mérito, e pela impossibilidade de completar os seus estudos com os primeiros mestres da arte moderna, pois não tendo meios de fortuna que lhe permitissem ir viver independentemente no estrangeiro, só com aquele auxilio o conseguiria. 

Desesperado com este contratempo, desistiu da carreira que tão auspiciosa se lhe mostrava, e teve intenção de nunca mais pintar. Fez-se então caixeiro duma loja de modas pertencente a um seu irmão. Aquele desespero, porém, foi-se amenizando; Malhoa não podia assim perder o seu aturado e dedicado estudo, e seis meses depois já ele aproveitara algumas horas disponíveis para pintar um quadro, «A Seara Invadida», que enviou à exposição de Madrid, onde foi muito bem recebido. 

Em 1881 deixou o comércio para se dedicar inteiramente a arte. O primeiro trabalho, que lhe ofereceram, foi o de pintar o tecto da sala de concerto no Conservatório Real de Lisboa. Algum tempo depois pintou o da sala do Supremo Tribunal de Justiça de Lisboa. Desde então tornaram-se numerosos os trabalhos do distinto artista, em que se nota o tecto da sala de jantar do palácio do conde de Burnay e o dos aposentos do infante D. Afonso. Na pintura histórica tem o grande quadro «O Último Interrogatório do Marquês de Pombal», e o esboceto apresentado no concurso que a câmara municipal de Lisboa abriu em 1887 para um quadro representando «A Partida de Vasco da Gama para a Índia», esboceto que recebeu a primeira classificação entre os concorrentes, sendo nessa ocasião Malhoa agraciado com o Grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo por decreto de 19 de Abril de 1888. 

São deste apreciado artista os retratos «D'el-rei D. Carlos» que estão nas salas do Tribunal do Comércio e do Tribunal de Contas; um retrato do príncipe real «D. Luís Filipe», um da filha de Henrique Sauvinet, os de «D. Luísa de Almedina» e de «Isaac Abecassis». Nos seus quadros também se contam numerosas paisagens, cenas rústicas, cuidadosamente estudadas, costumes pitorescos de aldeia, como o «Viático ao Termo» e a «Missa das Seis»; também alguns quadros do género como o «Primeiro Cigarro», pertença do infante D. Afonso, e um grupo de veteranos fazendo a «Descrição da Batalha de Asseiceira»

Em todas as exposições de Belas Artes do Porto, José Malhoa têm exposto quadros seus, obtendo sempre as mais altas classificações. Também tem concorrido a exposições no estrangeiro, como Liverpool, Madrid, Paris, Rio de Janeiro, S. Petersburgo e Berlim, onde alcançou a segunda medalha. José Malhoa tem as honras de académico de mérito da Academia de Belas Artes, e além de Cavaleiro de Cristo, é Cavaleiro da Ordem de Malta, e da de Isabel a Católica, de Espanha. Possui a medalha de prata da Cruz Vermelha. 

Em 17 de Abril de 1906 el-rei D. Carlos I visitou o atelier de José Malhoa, onde foi admirar os trabalhos destinados à sua exposição, no Gabinete de Leitura no Rio de Janeiro, para que fora convidado. El-rei analisou miniciosamente todas as telas do pintor, fazendo sobre cada quadro uma apreciação muito lisonjeira.
Fonte: Portugal Diccionário Histórico
«Bêbados»
José Malhoa

«O Fado»
José Malhoa 

«O Atelier do Artista»
José Malhoa 

«Praia das Maçãs»
José Malhoa 

«As Promessas»
José Malhoa 

«Milho ao Sol»
 José Malhoa 

«Vou ser Mãe»
José Malhoa 


«PINTURA PORTUGUESA» 

JOSÉ MALHOA

Sem comentários: