quinta-feira, 28 de abril de 2011

PINTURA - FRANCIS BACON

Francis Bacon nasceu em Dublin, na Irlanda, a 28 de Outubro de 1909. Pintor anglo-irlandês de obra figurativa, era descendente colateral do filósofo do período «Elisabetano», Francis Bacon (1561-1626). Com um trabalho audaz e ao mesmo tempo austero, pintava com frequência o grotesco ou imagens de pesadelo. A sua obra esteve em exposição em Portugal, «Museu Serralves», na cidade do Porto em 2003. Faleceu em Madrid, a 28 de Abril de 1992.
Poet'anarquista
Francis Bacon (foto: Getty)
Pintor Irlandês
BREVE BIOGRAFIA

Pintor anglo-irlandês, autor de pinturas figurativas, Francis Bacon nasceu em 28 de Outubro de 1909, e faleceu em 28 de Abril de 1992. Era descendente colateral do homônimo Francis Bacon, o filófoso.

Nasceu em Dublin, sendo filho de um veterano da Segunda Guerra dos Bôeres. Foi educado pela enfermeira da família, sofreu de asma na infância, o que obrigava a família a mudar constantemente entre Inglaterra e Irlanda.

A sua delicadeza feminina irritava o seu pai, no decorrer de seu amadurecimento chegou a vestir-se de mulher numa festa de fantasia.

Nos seus quadros abordava temas chocantes referentes a fantasias masoquistas e recorte de corpos humanos. Esboçava imagens violentas ligadas à tensão homoerótica.

Tinha fascínio pelo corpo humano, e a representação da transgressão sexual e religiosa. Os seus quadros ajudaram a construir a visão «modernista» do mundo. A sua primeira exposição individual ocorreu na Lefevre Gallery em 1945.
Fonte: InfoEscola
«Tríptico»
Francis Bacon

«Cabeça VI»
Francis Bacon

«Estudo Sobre o Corpo Humano»
Francis Bacon

«Estudo Sobre o Corpo Humano»
Francis Bacon

«Cabeça III»
Francis Bacon

«Pintura de um Cão»
Francis Bacon

«O Fim da Linha»
Francis Bacon

«PINTURAS FIGURATIVAS»
FRANCIS BACON

Sem comentários: